Ensino rural

Escola recebeu alunos de escolas da região e lideranças em oficina nesta semana

Publicado em 13/09/2018, última alteração em: 13/09/2018 17:55.

Por: Gracieli Verde



Com um formato semelhante a um dia de campo, a Casa Familiar Rural (CFR) de Frederico Westphalen recebeu alunos de escolas públicas da região, na quarta-feira, 12, quando foi promovida uma oficina técnico-pedagógica. O intuito era justamente aproximar os estudantes de outras escolas com o trabalho da CFR, mostrando temas que são abordados durante o período de estudo dos jovens, que contempla o ensino médio e qualificação em agricultura familiar.

As oficinas incluíram visitação à casa, informações de como funciona o projeto profissional de vida, de técnicas de experimentos em forrageiras e sobre hortas, além de visitação ao Polo Tecnológico da URI/FW – a atividade também tinha como parceiro o curso superior de Tecnologia em Agropecuária da universidade.

A diretora da CFR, Elizandra Manfio Zonta, destaca que este foi o pontapé para iniciar as inscrições para o período letivo de 2019, que está com 30 vagas abertas no educandário. Para poder ingressar na CFR, o aluno precisa ter o ensino fundamental concluído e ser filho de agricultores. Os alunos interessados também podem se inscrever nos seus municípios, nos sindicatos ou escritórios da Emater/RS, até 18 de dezembro.

Segundo Elizandra, outros eventos semelhantes estão programados para ocorrer em Cristal do Sul, no dia 18 de outubro, na propriedade de Eliseu Kolvolski; em Caiçara, no dia 31 de outubro, na propriedade de Igor Biselo; e em Três Passos, no dia 7 de novembro.

Lideranças ligadas à entidade também prestigiaram o evento, como presidentes de cooperativas que apoiam a instituição, bem como representantes do sindicato dos trabalhadores rurais, da Secretaria de Agricultura de Frederico Westphalen e da Emater/RS-Ascar de vários municípios da região.

A programação também integrou a programação do Ciclo de Estudos de Ciências Agrárias da URI/FW, que contou com uma série de palestras sobre variados temas ligados à agricultura e à pecuária.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.