PUBLICIDADE
Unopar nº 9

Rotary Clube Barril

"Nós, como rotarianos, temos o dever de aplicar nosso conhecimento e liderança para ajudar a resolver questões sociais que nos sejam solicitadas"

Publicado em 08/09/2018.

Por: Suseli Cristo



Serrano Nº11

Inspirar os rotarianos a almejarem o sucesso, a quererem ser mais e ir mais longe. Serem a motivação que instiga os outros a superarem os limites. Essa será a missão do novo presidente do Rotary Clube Barril, de Frederico Westphalen, Luiz Bastian Júnior, que foi empossado no dia 1º de julho deste ano, e permanece no cargo até 30 de junho de 2019. “Nosso clube tem uma sintonia muito grande entre os companheiros, e isso ajuda muito os presidentes a desempenharem o seu melhor. Foi esta a razão que mais me motivou a aceitar esse desafio, pois será um ano de muito trabalho, aprendizado e, com certeza, fortalecimento maior dos laços de companheirismo dentro do clube”, destaca Bastian Júnior.

 

Um norte a seguir

Os rotarianos se dedicam a ajudar a humanidade há mais de 110 anos. A organização Rotary Internacional, que congrega os demais clubes de serviço – Rotary, Rotaract e Interact –, é composta por 1,2 milhão de associados. O advogado Paul Harris formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos e ajudar diferentes comunidades. E foi com esse intuito que em 30 de junho de 2005, um grupo de companheiros dá vida ao Rotary Clube Barril, em Frederico Westphalen.

Nesses 13 anos, a troca de ideias na coletividade sempre foi o norte para as grandes ações do clube. “Somos pessoas em ação, por mais que cada clube tem as suas atividades, todos temos um norte a seguir, que são criar projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde, recursos hídricos e infraestrutura. Nós, como rotarianos, temos o dever de aplicar nosso conhecimento e liderança para ajudar a resolver questões sociais que nos sejam solicitadas. Ao redor do mundo, a missão mais conhecida e difundida é a erradicação da pólio, onde o Rotary está a mais de 30 anos trabalhando nisso”, conta o presidente, que há sete anos é membro do clube.

 

Ações

Assim como os demais clubes de Frederico Westphalen – que estamos apresentando na Set –, o Rotary Barril é muito presente na comunidade, colaborando com ações de grande importância, desde a promoção da paz até o desenvolvimento econômico. “Estamos sempre envolvidos com alguma causa. No mês de agosto nossa principal ação foi a divulgação do calendário de vacinação, pois como citei, o Rotary tem um trabalho muito forte em cima da erradicação da pólio. Temos também algumas entidades em que desenvolvemos ações pontuais, como Apae, Promenor, Fazenda Cristo Rei e Bárbara Maix, bem como demais necessidades que surgem durante o decorrer do ano rotário, que estejam alinhadas com os propósitos do Rotary”, descreve Bastian Junior, lembrando ainda dos eventos de maior destaque do clube, que são o tradicional Café Colonial, que está incluso no calendário de eventos do município – e em 2019 acontece a sua 15ª edição –, e o Varal da Solidariedade, que é uma ação desenhada para oportunizar às pessoas a escolher e comprar as peças de roupas de seu agradado por um valor extremamente baixo, aumentando sua autoestima e dignidade, e por consequência ajudando outras entidades com o valor arrecadado da venda dessas peças.

 

O novo presidente

Luiz Bastian Júnior tem 41 anos, é natural de Iraí, mas foi em FW que fixou residência, constituiu sua família e mantém seus negócios. Empresário e pós-graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é casado com Sônia Mara Cenedese Bastian e pai da Maria Eduarda. “Sou grato por todas as conquistas e pela família. Quero aproveitar essa oportunidade para compartilhar conhecimento com os companheiros e assim me desenvolver como cidadão, ampliar meu envolvimento nas ações sociais do clube, devolver para a sociedade um pouco do que já conquistei, em conhecimento, profissão e experiências, contribuir para fortalecimento do Rotary Barril, possibilitando assim executar ações mais efetivas em prol da comunidade”, finaliza.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.