PUBLICIDADE
Unopar nº 9

Safra de soja

Ele colheu mais do que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais

Publicado em 13/06/2018, última alteração em: 13/06/2018 14:44.

Por: Gracieli Verde



Serrano Nº11

O produtor Gabriel Bonato, de Sarandi, é o novo campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O produtor gaúcho colheu 127,01 sacas de soja por hectare. O número representa mais do que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais. O anúncio do vencedor aconteceu nesta terça-feira, dia 12, em Goiânia/GO.

Gabriel Bonato faz parte da segunda geração da família que cultiva soja em Sarandi. Desde 2010, ele investe no aumento da produtividade em 116 hectares de soja plantados. O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou fatores climáticos e excelente histórico de manejo como razões para o ótimo resultado obtido. Foi a primeira participação do produtor no Desafio do CESB.

O segundo lugar no Desafio 2017/2018, ficou com Vitor Alexandre Ceolin, que colheu em uma área irrigada 113,04 sc/ha. Ele é de Pinhal Grande, também no Rio Grande do Sul. Ele também é campeão nacional de produtividade em áreas irrigadas. Neste ano, a premiação dos campeões do CESB ocorreu junto à oitava edição do Congresso Brasileiro de Soja, promovido pela Embrapa, na cidade de Goiânia.

A 10ª edição do Desafio do CESB recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais soja na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi justamente o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a sua criação, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o país. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.

Com informações da assessoria de imprensa CESB

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.