PUBLICIDADE
9 - coronavírus

Política

PP, PSDB e PDT devem se unir e, desta forma, conseguir eleger as mesas-diretoras nos quatro anos da próxima legislatura

Publicado em 25/11/2020, última alteração em: 26/11/2020 09:40.

Por:



11 - Girassol

Os partidos Progressistas, PDT e PSDB, de Frederico Westphalen, têm intensificado o diálogo em torno de um acordo para conseguir a maioria absoluta e assim compor a mesa-diretora na Câmara de Vereadores do município na nova legislatura, que inicia a partir de janeiro.

O PSDB conta com dois legisladores eleitos (Jorge Alan Souza e Raul Pazuch); o PDT conta com um vereador (Leandro Mazzutti); e o Progressistas elegeu três (Aline Ferrari Caeran, Belonir Vendruscolo e Reginaldo Ambrózio Pellegrin).

Por outro lado, o MDB possui cinco legisladores eleitos no último pleito e formam a maior bancada do Legislativo de FW, composta por Jacques Douglas de Oliveira, Gabriel Lamonatto, Inácio Panosso Júnior, Giovani Sarturi e Antonio Luiz Pinheiro.

Além da disputa pelo comando do Legislativo, em caso de oficialização do acordo, o MDB que atualmente possui a maioria dos votos enfrentará, mais dificuldades na aprovação dos projetos.

Presidência seria dividida entre PSDB e PDT

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a reunião entre os partidos resultou em uma proposta, ao menos de maneira inicial, de que a presidência do Legislativo de FW pelos próximos quatro anos, seria comandada por PSDB e PDT em duas oportunidades cada sigla. Mas, o formato do revezamento no comando do Legislativo de FW a partir do próximo ano ainda não havia sido definido até o fechamento desta edição.

Acordo será definido nesta quarta-feira, 25

Conforme lideranças dos partidos contatados pela reportagem, a confirmação do acordo pelas siglas deverá ocorrer nesta quarta-feira, 25. O PDT, por exemplo, deverá discutir a questão e definir sua posição após um encontro marcado para a noite, onde, também, será eleita a nova executiva municipal da agremiação partidária.

O Progressistas também irá divulgar durante o dia seu posicionamento oficial. No geral, todas as lideranças partidárias expressaram otimismo quanto à negociação e tratam o acordo como “bem encaminhado” para ser confirmado.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.