PUBLICIDADE
9 - Seen Experience

Utilidade Pública

Mecanismo tem a função de avisar pessoas sobre o aumento do nível do Rio Uruguai quando as comportas são abertas

Publicado em 01/06/2020, última alteração em: 01/06/2020 11:48.

Por:



11 - Razia

A usina Foz do Chapecó Energia, situada entre os municípios de Alpestre e Águas do Chapecó–SC, no rio Uruguai, fará testes no sistema de alerta do vertedouro no decorrer desta semana. Os trabalhos ocorrerão em horário comercial entre segunda-feira, 1º, e sexta-feira, 5, e consistem na verificação de sirenes instaladas ao longo do curso do rio.

O sistema é composto por sirenes e sinalização luminosa (giroflex), acionado sempre que a usina vai abrir as comportas do vertedouro para escoar água. O sistema abrange um trecho de 19 quilômetros do rio Uruguai abaixo da barragem, percorrendo os municípios catarinense de de Águas de Chapecó, São Carlos e Palmitos, além de Alpestre, em território gaúcho. “Esse sistema é utilizado para avisar as pessoas que estão no leito do rio ou próximo as margens, com 90 minutos de antecedência, que as comportas vão abrir e que a vazão da água vai aumentar”, explica o diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo.

Como funciona?

Exatamente 90 minutos antes das comportas serem abertas, o sistema é acionado. Sendo assim, as pessoas que estão no rio são avisadas com uma hora e meia de antecedência sobre a liberação de água. Os giroflex acendem e permanecem acesos até que o rio naquele trecho retorne à sua vazão mínima, que é de 75 m3/s. Já as sirenes operam de forma intervalada.

Todos os detalhes do funcionamentode como funciona o Sistema de Alerta do Vertedouro estão disponíveis no www.fozdochapeco.com.br, no item usina. Dúvidas ou esclarecimentos sobre este ou qualquer outro assunto referente a Foz do Chapecó podem ser enviados pelo Fale Conosco, no mesmo site, ou no whats app (48) 99126.1355.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel