Edição Digital Quinta, 23/07/2026 Ler agora
4315 - Quinta
Em busca de apoio

URI/FW promove Fórum de Fortalecimento do Laboratório de Leite

Encontro aconteceu nesta quinta-feira, 11, e contou com a presença de autoridades

URI/FW promove Fórum de Fortalecimento do Laboratório de Leite
URI/FW promove Fórum de Fortalecimento do Laboratório de Leite

A URI/FW promoveu, na tarde desta quinta-feira, 11, um Fórum sobre o Fortalecimento do Laboratório de Leite, com o objetivo de estabelecer uma comunicação com os diversos setores envolvidos na produção e no consumo de leite na região. O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença de representantes da Casa Civil e da Secretaria Estadual de Agricultura, além de lideranças e autoridades locais, regionais e estaduais.

Durante o encontro, a instituição explanou sobre as dificuldades financeiras que o laboratório enfrenta e solicitou a ajuda de entidades para fortalecer o espaço. De acordo com a diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, a universidade não pode comprometer os recursos mensais para manter o laboratório funcionando devido ao alto custo dos utensílios necessários, entre outras despesas.

Elisabete e os demais representantes da instituição presentes solicitaram oficialmente que o Governo do Estado, por meio da Casa Civil, recebesse ofício do projeto. O secretário-executivo do Gabinete de Articulações aos Municípios e Prefeitos da Secretaria da Casa Civil, Salmo Dias de Oliveira, assinou o recebimento do documento e anunciou o apoio da entidade.

O laboratório da URI/FW está entre os oito do Brasil que prestam este serviço e atende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O espaço é credenciado pelo Inmetro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), integrando a Rede Brasileira da Qualidade do Leite. O laboratório realiza, atualmente, mais de 35 mil análises mensais.

Mais informações sobre esse encontro, você confere na nossa edição impressa de sábado, 13.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai