Edição Digital Quinta, 23/07/2026 Ler agora
4315 - Quinta
O fim de uma era

Transações via DOC terminam nesta segunda-feira

Transações pelo método podem ser realizadas até as 22 horas

Transações via DOC terminam nesta segunda-feira

O Documento de Ordem de Crédito, popularmente conhecido como DOC, se encerra a partir das 22 horas de hoje. Após quatro décadas de funcionamento, as instituições financeiras deixarão de oferecer esse serviço aos seus clientes. O fim do método de transferências já havia sido anunciado no ano de 2023.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para pagamentos de benefícios a colaboradores, também chega ao fim nesta segunda-feira.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) será permitido o agendamento de transferências até as 22 horas desta segunda-feira, mas com data-limite de 29 de fevereiro. Data que os bancos tem para realizar todos os pagamentos e que marca o encerramento definitivo do sistema.

Criado em 1985, o DOC perdeu muito espaço nos últimos anos, principalmente devido ao sucesso do Pix. Conforme levamento efetuado pela Febraban, utilizando dados do Banco Central, das R$ 37 bilhões de operações realizadas no primeiro semestre de 2023, apenas 18,3 milhões foram via DOC, isso é equivalente a 0,05% das transações.

Muito atrás de outras modalidades de transações, como podemos observar abaixo:

•    Cheques - 125 milhões;

•    TED - 448 milhões;

•    Boleto - 2,09 bilhões;

•    Cartão de débito - 8,4 bilhões;

•    Cartão de crédito - 8,4 bilhões;

•    Pix - 17,6 bilhões;

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) não sofrerá alterações e continuará em funcionamento. O método criado em 2002 permite o envio de valores até as 17 horas nos dias úteis.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai