Sicredi dobra o valor arrecadado em campanha nacional para o RS
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos e realiza outras ações
O Sicredi reafirma seu compromisso com apoio e solidariedade às regiões e pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, a instituição dobrará cada real recebido por meio do Pix da Fundação Sicredi. Até o momento, R$ 10 milhões já foram recebidos nessa iniciativa em nível nacional, que teve início no dia 3 de maio, e o Sicredi dobrará este valor.
Esses recursos estão sendo destinados às cooperativas e utilizados de diferentes formas, considerando a necessidade de cada município, por meio da compra de mantimentos e de materiais necessários, focados na reconstrução das regiões atingidas. O Sicredi segue mobilizado e continuará com a mesma dinâmica de dobrar os valores recebidos via Pix da fundação.
Interessados em participar podem enviar suas doações, de qualquer valor, para a chave Pix [email protected], conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.
Centrais de distribuição de donativos
Desde o início das enchentes que assolaram o RS, o Sicredi também vem cooperando com ações de organização, com apoio de parceiros, de 16 centros de distribuição de donativos, que já receberam 97 caminhões com cargas de roupas, alimentos, água potável, produtos de higiene, itens para camas, entre outros. As doações têm sido destinadas a abrigos, escolas, hospitais, Defesa Civil do RS e comunidade em geral.
A instituição também colaborou com a Defesa Civil gaúcha que atua no Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec), no apoio à operacionalização de um assistente automatizado de atendimento ao cidadão, entre outras ações das cooperativas em suas áreas de atuação. Mais ações podem ser conferidas em https://www.sicredi.com.br/site/ajuders/.
Apoio aos associados e colaboradores
A instituição adotou uma série de procedimentos de auxílio aos seus associados, como prorrogação do vencimento das parcelas dos empréstimos e dos financiamentos, seguindo os normativos oficiais e analisando caso a caso, com o apoio do gestor de carteira; bloqueio dos protestos e negativações automáticas de títulos; postergação dos vencimentos de parcelas e vigências dos contratos de seguros patrimoniais, priorizando os atendimentos para acionamento desse serviço; isenção do pagamento de multas e juros por atraso em consórcios; adoção de medidas para atender de forma rápida e sem custo a emissão da segunda via de cartões e a substituição de maquininhas danificadas, entre outras iniciativas locais. Também, a Sicredi Conexão criou uma linha de crédito emergencial para associados impactados diretamente pelos eventos climáticos.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Sicredi