Edição Digital Quinta, 23/07/2026 Ler agora
4315 - Quinta
Festejos

Semana Farroupilha de Pinhal encerra com grande público 

Neste ano, o município celebrou o centenário da Revolução de 1923

Semana Farroupilha de Pinhal encerra com grande público 
Semana Farroupilha de Pinhal encerra com grande público 

A comunidade de Pinhal celebrou mais uma Semana Farroupilha, com o tradicional Acampamento Farrapo, que foi realizado em frente ao Ginásio Municipal 29 de Abril. O evento, que teve início no dia 9, encerrou suas atividades no último sábado, 16, com a grande participação da comunidade.

A abertura da Semana Farroupilha contou com a chegada da Chama Crioula, jantar-fandango animado por Aline Bosa e o Grupo Entrevero. O evento também teve um tributo à cantora Berenice Azambuja, que deixou sua marca na cultura gaúcha e faleceu em junho de 2021.

Outro destaque dos festejos farroupilhas em Pinhal foi a tarde cultural, que reuniu um grande público no ginásio municipal de esportes, com as apresentações dos elencos do CTG Chaleira Preta e do CTG Os Tropeiros, de Cristal do Sul.

Em 2023, a Semana Farroupilha de Pinhal celebrou o centenário da Revolução de 1923, um evento que dividiu o Estado entre chimangos e maragatos, simbolizados pelos lenços vermelhos e brancos.

Em seu discurso, o vice-prefeito de Pinhal e patrão do CTG Chaleira Preta, Claudiomiro Antônio Pelisari, enfatizou a harmonia e civilidade que permearam os piquetes durante a última semana. Ainda, falou sobre a importância de preservar as tradições gaúchas e enaltecer a cultura regional. Pelisari agradeceu à equipe de trabalho, ao apoio da administração municipal e ao patrocinador oficial do evento, o Moinho Tres, bem como à participação da comunidade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai