Saque Calamidade do FGTS está liberado para moradores de FW
Solicitação pode ser feita até 12 de agosto, pelo aplicativo no celular
Moradores de Frederico Westphalen, que possuem saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem efetuar a solicitação do Saque Calamidade. O serviço é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e foi liberado nesta semana. O limite do Saque Calamidade é de R$ 6.220,00 por trabalhador, que serão descontados da conta do FGTS da pessoa. Para sacar o montante, é preciso encaminhar solicitação pelo aplicativo FGTS, no celular.
No sistema, o trabalhador deve encaminhar comprovante de residência, um documento de identificação e uma foto de rosto segurando o documento de identificação. É também pelo aplicativo que o cidadão escolhe se quer sacar o valor presencialmente ou se deseja crédito em conta bancária. Caso o morador não tenha comprovante de residência em seu nome, é possível emitir um atestado junto à Defesa Civil Municipal.
Depois de encaminhar a documentação pelo aplicativo, o pedido será avaliado pela Caixa, o que pode levar cerca de 10 dias, dependendo da demanda no aplicativo. O prazo para fazer solicitação de saque vai até 12 de agosto.
Embora o Saque Calamidade esteja liberado para todos os trabalhadores de Frederico Westphalen, cidadãos que efetuaram outro Saque Calamidade nos últimos 12 meses não poderão fazer pedidos desta vez. Esse é o caso das pessoas que fizeram o saque em decorrência das enxurradas de outubro de 2023 no município.
O motivo da liberação
A liberação do Saque Calamidade pela Caixa decorre da tragédia climática que o Rio Grande do Sul enfrenta. Em razão disso, moradores de todos os municípios em situação de calamidade pública ou de emergência – como é o caso de FW – no RS foram habilitados para sacar os valores.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Prefeitura FW