RS decreta estado de emergência devido à dengue
Em 2024, o Estado já registrou cerca de 17.726 casos confirmados da doença
Com 20 óbitos confirmados no estado do Rio Grande do Sul, e presença da doença em 94% dos municípios gaúchos, o governador Eduardo Leite declarou, na última terça-feira, 12, situação de emergência em saúde pública no RS. O decreto, além de permitir um processo ágil na compra de medicamentos e vacinas, também facilita a destinação de recursos específicos para o estado pelo governo federal, impulsionando ações de combate à epidemia de dengue.
A medida se soma a uma série de ações do governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (SES), nos últimos dias. Além disso, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Roberta Venacor, afirmou que não houve, até o momento, elevação das internações, mas está comprovada a demanda acima do normal por atendimento nas emergências hospitalares e pronto atendimento. De acordo com a diretora, “estamos em franca epidemia de dengue”.
A SES também reforça a importância de se procurar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Secom e Correio do Povo