Edição Digital Sábado, 18/07/2026 Ler agora
4311 - Sábado
Mineração

Reunião organizará triagem nos garimpos para verificar condições de funcionamento

Coogamai agendou encontro com os proprietários das minas para o dia 26

Reunião organizará triagem nos garimpos para verificar condições de funcionamento

Será na próxima terça-feira, 26, a reunião organizada pela Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), com os proprietários dos garimpos, para tratar sobre como vai funcionar o processo de triagem das minas, medida necessária para verificar quais estão adequadas para realizar o processo de extração das pedras. O encontro ocorre a partir das 9 horas no salão paroquial.

Termo de cooperação

A Coogamai, a Prefeitura de Ametista do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) celebraram, na última terça-feira, 19, um termo de cooperação para promover o desenvolvimento sustentável, econômico e social na mineração, comércio e turismo. A medida visa que as partes atuem junto aos órgãos normativos, imprensa e à comunidade.

A solenidade aconteceu no gabinete do reitor da universidade, Carlos André Bulhões Mendes, contando com a presença do prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski; do presidente da Coogamai, Nilvo Antonio Zatti;, do engenheiro de Minas da cooperativa, Pedro de Oliveira; do assessor Jurídico da Coogami, Carlos Garibaldi; do superintendente técnico e de relações institucionais da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Gilmar da Silva e de outras lideranças ligadas à UFRGS.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Coogamai