Edição Digital Quinta, 23/07/2026 Ler agora
4315 - Quinta
Nova proposta

Projeto de restauração do antigo casarão do Cemapa de FW é apresentado

Objetivo é resgatar o patrimônio histórico e transformar a área em incentivo à cultura e lazer no município

Projeto de restauração do antigo casarão do Cemapa de FW é apresentado

O projeto de revitalização do antigo casarão do Cemapa, localizado em frente à Prefeitura de Frederico Westphalen, foi apresentado no início desta semana, durante uma reunião entre a administração municipal e o Conselho de Cultura. Com um investimento estimado de R$ 1,4 milhões, a iniciativa busca recuperar o prédio para proporcionar um espaço multifuncional voltado à cultura, lazer, convivência e entretenimento dentro da área. Ainda, a intenção é trazer a participação das universidades locais, procurando unir o conhecimento acadêmico e cultural, e disponibilizar o espaço para a biblioteca municipal e abrigar o acervo histórico do município, possivelmente incluindo um museu, enriquecendo o acesso à história local.

Segundo o vice-prefeito de FW, João Francisco Vendruscolo, este é um espaço nobre da cidade e esse projeto é um importante instrumento para as ações culturais. “Esta iniciativa tem a importância de disponibilizar um espaço histórico, área de recreação, educacional, preservação do meio ambiente, tudo em um só lugar. Estamos confiantes no nosso projeto, para uma futura contemplação nas leis de incentivo e com contrapartida do município”, frisa.

Para o projeto, a Secretaria de Coordenação e Planejamento, que está à frente da demanda, disse que o processo de cadastramento na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e na Lei Rouanet já foi realizado para que haja essa contrapartida financeira.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações AscomFW