Edição Digital Sábado, 18/07/2026 Ler agora
4311 - Sábado
Prefeitura Empreendedora

Projeto da região é reconhecido nacionalmente em prêmio do Sebrae

Casa de Acolhimento Lar São Francisco, em funcionamento em FW e que envolve outros seis municípios, está entre 17 iniciativas que receberam o destaque

Projeto da região é reconhecido nacionalmente em prêmio do Sebrae
Projeto da região é reconhecido nacionalmente em prêmio do Sebrae

Frederico Westphalen, juntamente com as prefeituras de Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre, ficaram entre as finalistas da etapa nacional do prêmio Prefeitura Empreendedora, organizado pelo Sebrae. Com o projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco, a iniciativa foi uma das 17 do Brasil a receber o reconhecimento do Sebrae na categoria Governança Territorial.

A entrega do reconhecimento aconteceu na noite de terça-feira, 11, em Brasília, ocasião na qual também foram anunciados os vencedores de cada uma das categorias do prêmio. Uma comitiva da Administração Municipal de FW, contando com a presença do prefeito José Alberto Panosso, esteve na capital federal acompanhando a solenidade. O prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos e o vereador do município, Valdir Marchioro também participaram.

O projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco representou o Rio Grande do Sul no Prefeitura Empreendedora, na categoria Governança Territorial, depois de ter conquistado o primeiro lugar na etapa estadual, ainda em março. Na grande final nacional, o projeto concorreu com iniciativas de outros 16 estados.

O título da categoria Governança Territorial ficou com o projeto “Oeste Limpo”, da Prefeitura de Santa Rita de Cássia, da Bahia. Considerando todas as categorias, 240 projetos do país disputaram a grande final.

A Casa de Acolhimento

Campeão estadual e finalista nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora 2024, na categoria Governança Territorial, o projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco detalha o trabalho realizado na instituição. A entidade funciona por meio de um convênio com outros seis municípios, Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre. Atualmente, o chefe do Poder Executivo de Frederico Westphalen é o presidente do lar.

A entidade acolhe hoje mais de 20 crianças e adolescentes e conta com um corpo técnico multidisciplinar. O foco principal do trabalho na entidade é preparar os acolhidos para a vida em sociedade. Noções de empreendedorismo são transmitidas às crianças e adolescentes nas por meio de diversas atividades, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho nos municípios participantes do consórcio. Além disso, são fomentados aspectos como a cidadania, a responsabilidade social e o desenvolvimento de habilidades.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Prefeitura FW e Prefeitura Caiçara