Edição Digital Sábado, 15/08/2026 Ler agora
4335 - Sábado
Política

Juliana Brizola é a pré-candidata do PDT ao Governo do RS

Ato foi realizado em Porto Alegre ainda no dia 15 de novembro

Juliana Brizola é a pré-candidata do PDT ao Governo do RS

O PDT lançou a pré-candidatura de Juliana Brizola a governadora do Rio Grande do Sul durante a Convenção Municipal de Porto Alegre, ainda no dia 15 de novembro. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores, ocasião em que o Diretório eleito manteve o vereador Marcio Bins Ely na presidência.


Com a participação dos presidentes nacional e estadual do partido, Carlos Lupi e Romildo Bolzan, respectivamente, o evento, que contabilizou mais de 900 pessoas, reforçou as articulações para buscar unificar o campo progressista a partir de uma nova frente ampla liderada pela ex-deputada estadual. No início do mês de novembro, o PDT apresentou uma carta à Direção Nacional do PT para solicitar formalmente o apoio da Federação

Brasil da Esperança, que é integrada também por PCdoB e PV.

A neta de Leonel Brizola disse que está preparada para realizar uma campanha propositiva e concretizar novamente um projeto trabalhista no Palácio Piratini, a partir de 2027. “Nunca vou virar as costas para o povo gaúcho. Abri mais de um projeto de deputada federal para assumir esse desafio junto de vocês. Não procuramos culpados. Temos que resolver os problemas que impactam a vida da população”, garantiu.


Ao exaltar o legado do Trabalhismo e a representatividade de Leonel Brizola, Carlos Lupi declarou que a projeção é consolidar o apoio à reeleição do presidente Lula e o arco de alianças para a pedetista. “No Rio Grande do Sul, que é o berço do Trabalhismo, queremos construir a caminhada lado a lado com as forças democráticas para levar a Juliana ao Piratini e reeleger o Lula na presidência da República. É Lula lá e Brizola aqui”, afirmou.

O evento contou com as presenças do deputado federal Pompeo de Mattos; dos deputados estaduais Gerson Burmann, Luiz Marenco e Dr. Thiago; de prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e representantes dos movimentos pedetistas.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do PDT