Edição Digital Sábado, 18/07/2026 Ler agora
4311 - Sábado
Manifestação

Inicia mobilização para o “tratoraço” do SOS Agro

Concentração dos produtores iniciou neste domingo, 4, e segue até a concentração em POA, na quinta-feira, 8

Inicia mobilização para o “tratoraço” do SOS Agro

Começou no fim de semana, a mobilização de produtores rurais gaúchos, em várias partes do Estado, rumo á capital gaúcha, para o “tratoraço” que deve ocorrer no Parque Harmonia, na quinta-feira, 8. Organizada pelo movimento SOS Agro RS, a manifestação pretende reunir mais de 10 mil agricultores e 300 tratores. O objetivo do encontro é pressionar o Governo Federal a atender reivindicações que buscam resolver problemas de endividamento e apoio para reconstrução de propriedades destruídas pelas enchentes deste ano. 

Apesar de mais recursos para o seguro rural, bem como a publicação da Medida Provisória nº 1.247/2024 que concede desconto para liquidação ou renegociação de parcelas de operações de crédito rural contratadas por produtores gaúchos que tiveram perdas materiais decorrentes das fortes chuvas ocorridas entre abril e maio deste ano, os produtores entendem que as solicitações não foram atendidas. A categoria pede o perdão das dívidas de quem teve perda total pelas enchentes, prorrogação para aqueles que sofreram danos parciais, linhas de crédito para reconstrução das propriedades e auxílio financeiro para as famílias atingidas.

Concentração nas BRs

O SOS Agro RS está cadastrando todos os participantes e distribuiu um cronograma com orientações para as ações desta semana. Para quem se deslocar pela BR-386, a diretriz é que os tratores cheguem nesta terça-feira, 7, ao autódromo Velopark, em Nova Santa Rita. O deslocamento para POA será a partir das 3 horas do dia 8, com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e chegada na capital pela Avenida Castelo Branco, às 6 horas. Caminhões que transportarem tratores serão descarregados e estacionados na Orla do Guaíba, até as 9 horas.

Para os agricultores que circularem pela BR-116 e pela BR-290, a orientação é para que o deslocamento seja feito nos dias 6 e 7, descarregando no Parque Harmonia ou no anfiteatro. Quem viajar em comboio deverá estar em local combinado no dia 8, às 3 horas, seguindo com apoio da PRF até a capital. A organização alerta que os participantes que forem de carro devem estacionar no parque e proximidades, evitando locais proibidos. Para quem levar cavalos, a orientação é que os proprietários tenham a Guia de Trânsito Animal (GTA) e exame de anemia.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Correio do Povo e SOS Agro