IFFar-FW poderá oferecer curso gratuito de Licenciatura em Letras
Ideia é ofertar graduação destinada à formação de professores de Português, Inglês e Literaturas
Uma novidade pode estar prestes a ser anunciada na região, fortalecendo o sistema de ensino superior gratuito e também a formação de professores. Trata-se da implantação do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês e Literaturas, noturno, com quatro aulas presenciais por semana, no Instituto Federal Farroupilha, campus de Frederico Westphalen (IFFar/RS).
Conforme explica o diretor-geral do IFFar-FW, Bruno Boniatti, o Processo de Criação de Curso (PCC) será pautado na terceira Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup), que será realizada na próxima terça-feira, 26, em Santa Maria. “O campus de Frederico Westphalen já forneceu garantias para a infraestrutura regular, como salas de aula, laboratórios de informática e aquisição de material bibliográfico”, acrescenta o diretor-geral.
Uma vez aprovado o projeto de criação, o campus do IFFar-FW fará a submissão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), possivelmente já na próxima reunião do Consup, agendada para o dia 1º de dezembro. “Em caso de aprovação, o curso passará por todos os trâmites necessários junto ao Ministério da Educação (MEC) e tem perspectiva de oferta de 40 vagas, em turno noturno, com início no 1º semestre de 2025”, completa Boniatti. Além disso, a partir da aprovação da implantação do curso, deverá ser realizado concurso público para contratação de servidores visando a ampliação do corpo docente da área.
– Atualmente, o IFFar-FW atente estudantes oriundos de, aproximadamente, 114 municípios, e sua região de atuação perpassa pelo território de pelo menos três Coordenadorias Estaduais de Educação, sendo Palmeira das Missões, Carazinho e Três Passos. A oferta de um segundo curso de licenciatura, de forma regular, pelo campus de Frederico Westphalen, vem ao encontro do fortalecimento da política de formação de professores para que possamos garantir a formação dos futuros educadores. Além disso, o incremento da infraestrutura, do corpo docente e das parcerias com escolas e demais instituições favorece o desenvolvimento regional e cria oportunidades – avalia o professor.
Curso de especialização
O IFFar-FW irá ofertar, em 2024, o Curso de Especialização em Educação e Práticas Pedagógicas Contemporâneas. Este curso será ofertado na modalidade da Educação a Distância (EaD), sendo considerado um importante passo no sentido de criar oportunidades de qualificação e formação para profissionais da educação em diferentes áreas.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai