FW tem calendário para recolhimento de resíduos volumosos
Confira o calendário divulgado pela prefeitura
As secretarias municipais de Meio Ambiente (SeMMA) e de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Frederico Westphalen divulgaram o cronograma completo de recolhimentos do programa Entulho Zero para 2024. Por meio da iniciativa é feita a coleta de resíduos sólidos volumosos na cidade, ajudando os cidadãos a darem a destinação correta para os materiais.
Assim como nos anos anteriores, o cronograma de coletas acontece seguindo um roteiro de recolhimento que atende todos os bairros ao longo de um mês. Para isso, a cidade está dividida em quatro áreas, sendo cada uma delas atendida a cada semana.
As áreas foram classificadas por cores, para facilitar a compreensão do calendário. Mais informações e dúvidas, entrar em contato com a SeMMA, pelo número (55) 9.9927-0866.
Veja os bairros inscritos em cada área
Área vermelha: Barrilense, Barril (entre a rua Santo Cerutti e a BR-386/158), Centro, Distrito Industrial, Santo Inácio, São Francisco de Paula e São José.
Área azul: Aparecida, Centro, Ipiranga, Jardim Primavera, Panosso e São Cristóvão.
Área amarela: Aparecida (incluindo região da Avamau), Bela Vista, Centro, Faguense, Fátima, Itapagé, Jardim Paraíso e São Cristóvão.
Área verde: Barril (entre a rua Santo Cerutti e o bairro Santo Antonio) Centro, Fátima, Santo Antônio e São Caetano.
Qual material é de responsabilidade do programa “Entulho Zero”?
Resíduos de podas/corte de árvores (galhos, troncos e folhas).
Resíduos de jardinagem (terra e grama), devidamente ensacados.
Madeira em geral (sem pregos ou qualquer material metálico), ensacados ou atados.
Qual material é responsabilidade do cidadão?
Lixo eletrônico como televisores, computadores, celulares, impressoras, geladeiras, etc.
Destino: Campanhas periódicas realizadas pela prefeitura e, na ausência, encaminhamento para empresas especializadas.
Embalagens de óleo lubrificantes, agrotóxicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus.
Destino: Logística reversa (entrega nos pontos de coleta sob responsabilidade do fabricante/comerciante).
Não serão recolhidos os resíduos em situação irregular de acondicionamento, como resíduos de podas, corte de árvores misturados com resíduos da construção civil ou industriais.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Prefeitura FW