Edição Digital Sábado, 18/07/2026 Ler agora
4311 - Sábado
Meio ambiente

Estudantes de Palmitinho apresentam projeto durante fórum

"Dados à Prova Da Água" trata sobre o monitoramento das chuvas e das questões ambientais

Estudantes de Palmitinho apresentam projeto durante fórum
Estudantes de Palmitinho apresentam projeto durante fórum

O 20º Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, realizado na quarta-feira, 5, em Erechim, contou com a participação de um grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, da linha Esquina do Comércio, de Palmitinho.

Durante o evento foi apresentação o projeto “Dados à Prova Da Água”, que trata sobre o monitoramento das chuvas e das questões ambientais, desenvolvido pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, Natália da Rocha, Gabriel Zuchi e Gabriel da Silva. A atividade foi orientada pela Professora Cleusa Vicente Vargas e contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec).

O secretário da Smec, Claudir Miguel Zuchi, acompanhou o grupo de alunos e professores do educandário durante a apresentação. “É um momento ímpar em que nossos alunos apresentam esse importante projeto que aborda as questões ambientais, principalmente ao que se refere ao monitoramento das chuvas. Parabenizamos à professora Cleusa, à direção e aos alunos da pela iniciativa”, destaca.

O objetivo do projeto é implementar um sistema de monitoramento das chuvas nas áreas rurais do município de Palmitinho, visando proteger vidas, propriedades e promover a sustentabilidade das atividades agropecuárias, enquanto engaja os estudantes em práticas de educação ambiental e os capacita para liderar iniciativas de adaptação às mudanças climáticas em suas comunidades.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai