Encontro em FW aborda atendimento em traumatologia para a região
Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de inclusão do município de Seberi no sistema de referência
Prefeitos da região, secretários municipais de Saúde, dirigentes hospitalares e representantes do Consórcio Intermunicipal do Médio e Alto Uruguai (Cimau) estiveram reunidos em Frederico Westphalen para discutir demandas relacionadas ao atendimento em traumatologia na região. O encontro ocorreu na manhã da última sexta-feira, 8.
Atualmente, a Associação Hospitalar São José (AHSJ), de Rodeio Bonito, é referência em traumatologia para diversos municípios, sendo reconhecida pelo trabalho desenvolvido e pela evolução apresentada na área em todo o Rio Grande do Sul.
Hoje, são referenciados para atendimento na AHSJ os municípios de Rodeio Bonito, Cristal do Sul, Pinhal, Novo Tiradentes, Frederico Westphalen, Planalto, Alpestre e Ametista do Sul. Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de inclusão do município de Seberi no sistema de referência.
Para o presidente do Cimau e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, encontros como esse são fundamentais para fortalecer o diálogo entre os gestores e buscar soluções conjuntas que garantam mais eficiência nos serviços prestados à população regional.
– Agradecemos ao prefeito de Frederico Westphalen por abrir as portas do seu gabinete para que pudéssemos abordar estas situações juntamente com os demais gestores da área da saúde – destacou Ribeiro, que atualmente também preside a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP).
Ao final da reunião, o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, apresentou aos participantes o impasse enfrentado em relação à situação do Hospital Divina Providência (HDP).
Fonte: Jornal o Alto Uruguai, com informações da Ascom Cimau