Clima
Chuva causa transtornos em diversos municípios da região
Foram registrados mais de 200 mm neste domingo, 28
29 de junho de 2026
Atualizado 8 horas atrás
O domingo, 28, foi de fortes chuvas na Região do Médio Alto Uruguai, com mais de 200 mm registrados. O mau tempo causou alagamentos, interrupção de estradas, problemas no abastecimento de água e cancelamento das aulas de segunda-feira, 29, em diversos municípios. A reportagem do AU colheu informações dos órgãos oficiais para entender o tamanho do transtorno. Confira abaixo.
- Alpestre - Problemas no abastecimento de água.
- Ametista do Sul - Alagamentos, estradas afetadas e problemas no abastecimento de água. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Boa Vista das Missões - Danos em estradas, com pontos de alagamento, acúmulo de pedras, erosões e enxurradas. Equipes mobilizadas e aulas de segunda-feira canceladas.
- Caiçara - Alagamentos em diversos pontos da cidade e equipes trabalhando para amenizar os danos. Recomendação para que a população das áreas de risco deixem o local em caso de alagamento. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Cerro Grande - Estradas do interior afetadas, equipes mobilizadas com máquinas para desobstruir as vias. A prefeitura estará distribuindo água mineral em razão da contaminação de diversos poços artesianos. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Cristal do Sul - Estradas afetadas e aulas de segunda-feira canceladas.
- Dois Irmãos das Missões - Alagamentos e Rio Guarita fora do leito.
- Erval Seco - Águas sobre as pontes, alagamentos em diversos pontos, trechos bloqueados e problemas no abastecimento de água. O maquinário empenhado na obra de reconstrução da ponte sobre o Rio Guarita foi levado pela correnteza. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Frederico Westphalen - Problemas no abastecimento de água e aulas de segunda-feira canceladas.
- Iraí - Estradas do interior afetadas, águas acima do nível de pontes e aulas de segunda-feira canceladas.
- Jaboticaba - Trechos interrompidos e danos em diversos pontos das estradas. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Novo Tiradentes - Pontos de alagamentos e estradas afetadas, podendo haver bloqueios em alguns trechos. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Palmeira das Missões - Estradas afetadas e problemas no abastecimento de água. Aulas de segunda-feira canceladas nas escolas do interior. Na área urbana, as escolas funcionarão conforme o calendário pré-estabelecido.
- Palmitinho - Problemas no abastecimento de água.
- Planalto - Problemas no abastecimento de água.
- Pinheirinho do Vale - Alagamentos, interdição de estradas, queda de árvores e desabamento de pontilhão, duas máquinas foram deslocadas para dar apoio. Balsa com atividades suspensas pelo alto volume de água. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Rodeio Bonito - Pontos de alagamento e estradas afetadas. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Seberi - Alagamentos, danos em estradas do interior, deslizamento de terra, queda de árvores e interdição de acesso à diversas comunidades do município. Equipes mobilizadas para minimizar os danos. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Vicente Dutra - Danos em algumas estradas. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Vista Alegre - Estradas afetadas. Aulas de segunda-feira canceladas.
- Taquaruçu do Sul - Transporte escolar suspenso no interior. Aulas canceladas na EEEB José Zanatta.
- Três Passos - Alagamentos em diversos pontos das estradas e também da cidade, algumas vias intransitáveis e danos em lavouras. Equipes mobilizadas e aulas de segunda-feira canceladas.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai