Edição Digital Quarta, 22/07/2026 Ler agora
4314 - Quarta
Legislativo FW

Câmara aprova Moção de Apoio ao projeto de revitalização da Estrada Santo Caeran

De forma unânime, vereadores também aprovaram uma homenagem póstuma aos médicos Ennio Flores de Andrade e Ayres Marinho Cerutti

Câmara aprova Moção de Apoio ao projeto de revitalização da Estrada Santo Caeran

A 35ª Sessão Ordinária do ano, realizada no dia 31 de outubro, foi marcada pela aprovação de duas matérias do Poder Legislativo de Frederico Westphalen. Uma das proposições foi a Moção de Apoio ao projeto de revitalização da Estrada Santo Caeran, importante rodovia que liga a cidade de FW ao Parque Municipal da Faguense, UFSM-FW, IFFar, empresas, loteamentos e demais municípios da região. 

A busca por recursos para a pavimentação asfáltica da via já foi tema de inúmeras audiências com o Governo do Estado e até mesmo em Brasília, onde, inclusive, vereadores da Câmara de FW pediram o apoio de deputados e senadores. Agora, com a moção, de autoria do vereador suplente, Lauro Luiz Chielle, e assinada por todos os demais, o Legislativo frederiquense busca reforçar o pedido às autoridades estaduais e federais para esta importante demanda do município. 

– A pavimentação asfáltica da Santo Caeran é de extrema importância para auxiliar o deslocamento de transporte escolar, ambulâncias e demais veículos, desafogando o fluxo da BR-386, que acaba sendo extremamente perigosa pela grande quantidade de veículos que trafegam diariamente –, afirmou Chielle. “Essa causa é coletiva, é uma infraestrutura necessária para o crescimento da nossa cidade, em acordo com o Plano Diretor”, acrescentou Jacques Douglas de Oliveira.

O vereador Jorge Alan Souza destacou a importância do projeto para o crescimento de FW e região, uma demanda que já vem sendo discutida pelo Legislativo junto com o Executivo. “Já conversamos várias vezes com o governador Eduardo Leite, que nos garantiu que irá auxiliar com recursos para essa obra, contudo, não temos como afirmar se será com todo o valor necessário (mais de R$ 12 milhões), por isso sugiro à administração municipal que também cadastre essa obra no PAC do Governo Federal”, comentou.

Homenagem póstuma 

Na sessão ordinária também foi aprovada a Moção de Aplausos Nº 09/2023, de autoria do vereador Antônio Luiz Pinheiro, em conjunto com todas as bancadas. A proposição trata-se de uma homenagem póstuma aos médicos Ennio Flores de Andrade e Ayres Marinho Cerutti, importantes autoridades que atuaram na prática da medicina em Frederico Westphalen. 

– Foram médicos pioneiros em nossa comunidade e atendiam de forma voluntária as pessoas mais necessitadas, pois na época não havia o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, pela Previdência, eram atendidos um número limitados de pacientes por dia e semana. Assim, considerando o importante serviço prestado à comunidade, que em grande parte foi de forma gratuita, a Câmara presta homenagem póstuma a eles por meio de seus familiares –, destacou o propositor.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Câmara FW