Brasil não deverá adotar horário de verão em 2023
Foi recomendado ao governo Lula a não adotar novamente a prática de adiantar os relógios nos meses mais quentes do ano
O horário de verão não deve voltar em 2023. Técnicos do Ministério de Minas e Energia avaliam que o planejamento do setor está robusto e garante o devido fornecimento energético, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Foi recomendado ao governo Lula a não adotar novamente a prática de adiantar os relógios durante os meses mais quentes.
Conforme noticiado pela publicação, na quarta-feira, 20, o Brasil entra no período de maior calor com os reservatórios das hidrelétricas em nível elevado, o que garante a energia de fontes renováveis, como solar e eólica, que endossam uma oferta firme a custos menores.
Como era
A fim de fazer com que as noites caiam mais tarde e o dia passe a sensação de ser mais longo, o horário de verão estabelecia que os relógios fossem adiantados por uma hora, entre os meses de outubro e fevereiro. O objetivo da medida, que começou na década de 1930 e foi instituída em outras nove oportunidades, era reduzir o consumo de energia, aproveitando por mais tempo a luz natural do sol.
A medida foi extinta em abril de 2019.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da GZH