Avança projeto de novo Distrito Industrial em Frederico Westphalen
Comitiva do município participou de audiência na Superintendência do Dnit nesta semana
Resumo
- Comitiva de Frederico Westphalen se reuniu com o Dnit, em Porto Alegre, para tratar do avanço do projeto de implantação de um novo Distrito Industrial às margens da BR-386.
- O empreendimento prevê um loteamento industrial de cerca de 37 mil metros quadrados, em área adquirida pelo União Frederiquense, entre as empresas Bakof e Mix Center.
- O projeto depende de estudos técnicos e da autorização do Dnit para a construção de uma via perimetral paralela à BR-386, que deve melhorar o acesso e a mobilidade no local.
- Durante a reunião, o prefeito Orlando Girardi também solicitou a liberação de asfalto fresado para recuperação e melhoria de estradas rurais do município.
Uma comitiva de Frederico Westphalen participou, na tarde de quarta-feira, 28, de uma reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Porto Alegre, para tratar de avanços relacionados à implantação de um novo Distrito Industrial no município.
O encontro reuniu o prefeito Orlando Girardi; o secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Cadore; o secretário de Administração, Ernesto Tarcísio Baggio; o vereador Marcos Ceratto Cerutti (Melancia) e o presidente do União Frederiquense, Vinícius Girardi. A comitiva foi recebida pelo superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.
O novo distrito
A reunião, articulada pelo vereador Melancia, marcou mais uma etapa importante do projeto que prevê a criação de um moderno loteamento industrial em uma área de aproximadamente 37 mil metros quadrados, localizada às margens da BR-386, entre as empresas Bakof e Mix Center.
A área foi adquirida pelo União Frederiquense e deverá ser destinada à comercialização de lotes empresariais. Segundo os envolvidos, a iniciativa busca não apenas fomentar o desenvolvimento econômico local, mas também contribuir para a redução do endividamento do clube.
Estudos
Para a concretização do projeto, será necessária a realização de estudos técnicos e a liberação do Dnit para a construção de uma via perimetral paralela à BR-386. A estrutura deverá garantir maior mobilidade urbana, facilitar o acesso ao novo polo industrial e ampliar a visibilidade das futuras empresas instaladas no local.
Durante o encontro, o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, destacou que a equipe técnica já está realizando análises na área para viabilizar o avanço do projeto. “Estamos com uma extensa agenda de melhorias pela região, por onde circulam milhares de veículos diariamente, e também vamos dar atenção a essa demanda”, afirmou.
O prefeito Orlando Girardi ressaltou a relevância estratégica da proposta para o crescimento econômico de Frederico Westphalen. “Desde que o clube nos apresentou essa possibilidade, acolhemos a ideia e vamos nos empenhar para que ela seja concretizada. O município precisa de novos espaços para atrair empresas e permitir a expansão das que já atuam aqui”, destacou.
O secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Cadore, reforçou o compromisso da administração municipal com a iniciativa e salientou a importância da criação de uma nova área voltada ao desenvolvimento industrial. Segundo ele, a proposta atende a uma demanda crescente de empresas interessadas em ampliar suas atividades ou instalar novos empreendimentos em Frederico Westphalen, fortalecendo a geração de empregos e o desenvolvimento regional. A estimativa inicial é de que sejam investidos cerca de R$ 1,7 milhão na infraestrutura do loteamento industrial que contará com apoio também do legislativo.
Asfalto fresado
Além das pautas relacionadas ao novo Distrito Industrial, o prefeito Orlando Girardi também entregou ao superintendente do Dnit um pedido para a liberação de asfalto fresado ao município. O material deverá ser utilizado na recuperação e melhoria de vias rurais, com o objetivo de facilitar o tráfego de veículos, garantir melhores condições de acesso às propriedades e ampliar a segurança no deslocamento de moradores e produtores rurais.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom FW