Assistência Social, Caps e Cras fazem mutirão para acolhimento em FW
Profissionais realizaram mutirão de acolhimento e orientação às pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade
Com previsão de baixas temperaturas para os próximos dias na região, a Prefeitura de Frederico Westphalen realizou um mutirão de acolhimento e orientação às pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade. O trabalho foi realizado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Smash), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) nesta sexta-feira, 28.
A rodoviária, praças e outros locais onde comumente há aglomeração de pessoas vulneráveis foram visitados. As pessoas foram alertadas sobre a onda de frio e orientadas para que procurem se abrigar na residência de amigos e familiares.
Conforme a Secretaria de Assistência Social e Habitação e o CAPS, a maior parte dos cidadãos orientados possui local para moradia ou estadia, como a casa própria ou de amigos e familiares. No caso das pessoas que não têm moradia ou familiares em Frederico Westphalen, a Smash custeia passagem de ônibus para que o cidadão retorne à cidade de origem.
Possibilidade de internação para desintoxicação
Além das orientações sobre a onda de frio, as equipes ainda repassaram instruções para os cidadãos que sofrem com dependência de álcool ou outras drogas. Para essas pessoas, foi disponibilizada possibilidade de internação para desintoxicação.
A internação é organizada pelo Caps, que realiza a avaliação psiquiátrica dos cidadãos e encaminha à uma instituição de saúde, conforme disponibilidade no Sistema de Gestão de Internações (Gerint). Depois do tratamento, se manifestar interesse, o cidadão é direcionado a uma comunidade terapêutica, para reinserção na sociedade.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai