Alunos do Tecnologia em Agropecuária apresentam trabalhos finais do curso
Graduação da URI/FW é pioneira da Pedagogia da Alternância no ensino superior e destaque na promoção da sucessão familiar rural
Um grupo de 30 alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI, campus de Frederico Westphalen, apresentou seus projetos finais da graduação, durante esta semana. O curso prepara o empreendedor rural do futuro por meio da Pedagogia da Alternância, em que as aulas acontecem na universidade a cada 15 dias.
De acordo com o coordenador, professor Luís Pedro Hillesheim, a metodologia consiste em alternâncias de tempos e espaços. “Nela, você intercala períodos de estudos na universidade, com períodos de estudo na propriedade rural. Este momento em que o aluno está na instituição de ensino é justamente para refletir e teorizar acerca da prática vivida no campo. Por sua vez, quando está em sua propriedade rural, o estudante observa, avalia e empreende novas possibilidades, fruto do momento inicial de estudos em sala”, destaca o docente.
Esta metodologia tem dado resultados significativos. O estudante Altair Cézar Martins, do município de Pinheirinho do Vale, que apresentou o seu projeto final do curso nesta terça-feira, 26, pretende continuar em sua propriedade – onde trabalha com bovinocultura de leite –, sucedendo seus pais na atividade rural, desejando até mesmo ampliá-la. O acadêmico relata uma mudança de visão acerca de sua própria realidade, após o ingresso no curso. “Conseguimos ver detalhes sobre a questão da produção que não víamos antes e isso é possível por esse contato com pessoas diferentes, que têm conhecimento”, afirma.
Essa relação entre a comunidade e a universidade, além de ser um grande diferencial do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, também é notável no Projeto Profissional e de Vida, como complementa o professor-coordenador. “Ao fim da graduação, o aluno não tem só um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); tem um trabalho que é a inserção profissional dele no mundo, na sociedade”, finaliza.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom URI/FW