Um importante aporte de recursos para dar viabilidade ao projeto de construção da Oncologia e ampliação da Hemodiálise do Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen foi anunciado na manhã desta sexta-feira, 13. Atendendo a pedido do prefeito José Alberto Panosso, o deputado federal Dionilso Marcon (PT) anunciou o repasse de R$ 6 milhões do governo federal para a demanda.
O ato ocorreu na sala de reuniões do hospital, contando com a presença de lideranças do partido na região, como prefeitos, vereadores, presidentes de sindicatos e outras autoridades, além da imprensa. O prefeito José Alberto Panosso, vice-prefeito João Vendruscolo, secretários municipais, o presidente do HDP, Waldriano Gemelli e o diretor-administrativo do hospital, Luis Eduardo Bertoldi acompanharam o anúncio.
– Viabilizar o serviço de Oncologia no HDP é necessário para amenizar o sofrimento dessas pessoas que precisam hoje se deslocar quase 500 quilômetros a fim de realizar seus tratamentos contra o câncer. Precisamos oferecer um pouco de dignidade para os pacientes e familiares. Está garantido na Constituição Federal o acesso à saúde de qualidade de forma gratuita e o governo federal vai ajudar nessa causa –, destacou o deputado Dionilso Marcon.
O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, mencionou a importância do trabalho voluntário que é realizado pela diretoria e pelas outras gestões que passaram pela entidade. Não podemos mais aceitar ter que deslocar as pessoas para fazer seu tratamento por quase 500 quilômetros. Estamos empenhados em concretizar o projeto da Oncologia, que vai beneficiar uma população de mais de 200 mil habitantes – e reforçar ainda mais os serviços prestados pelo HDP, que é uma referência para a região”, reforçou Panosso.
O presidente do HDP, Waldriano Gemelli, agradeceu ao apoio que o hospital tem recebido para a demanda da Oncologia e reforçou a importância do serviço para atender a população da região.