Publicidade
Coronavírus
Mais de mil cidades brasileiras aplicaram doses vencidas de vacinas, diz jornal
Levantamento do Folha de São Paulo mostrou que 26 mil pessoas no Brasil receberam doses fora do prazo e duas cidades da região integram a lista, mas prefeituras negam
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: sexta, 02 de julho de 2021 às 17:15h
Atualizado em: sábado, 03 de julho de 2021 às 18:32h

Um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que 26 mil pessoas receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca, aplicadas em postos de saúde de 1,5 mil municípios brasileiros. As informações foram consultadas em bases de dados do Ministério da Saúde e demonstram que oito lotes foram aplicados após a data de vencimento.

Na região de abrangência do AU, segundo o levantamento, duas cidades aplicaram doses, possivelmente vencidas em 14 de abril: Iraí e Jaboticaba. Houve uma aplicação em cada um dos municípios. Em ambos os locais, o lote em questão é o 4120Z005.

Extraoficialmente, a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) afirmou que não repassou doses vencidas aos municípios. A hipótese é de que os imunizantes tenham vencido após a entrega aos municípios, mas a principal suspeita é de que a base de dados do Ministério da Saúde esteja errada. Ainda assim, o Estado está fazendo o rastreio de todas as doses possivelmente vencidas que tenham sido aplicadas.

Publicidade

Em notas divulgadas nas redes sociais, as prefeituras de Iraí e Jaboticaba afirmaram que não aplicaram doses vencidas e que a reportagem do jornal Folha de São Paulo é incorreta. Ambas administrações aplicaram as doses do lote em questão entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, portanto, dentro do prazo de validade, segundo comunicaram.

Entre a publicação desta notícia, às 17h15min, até as 20 horas, o título mencionava que municípios da região haviam recebido doses vencidas. A informação foi corrigida após contato da CRS.
 

Fonte: O Alto Uruguai/Folha de São Paulo
Vitrine do AU