Publicidade
Programa de Eficiência Energética
Chuveiros inteligentes: 665 famílias são beneficiadas em FW
A ação busca diminuir o impacto com o custo na fatura de energia
Por: Daiane Pereira
Publicado em: quarta, 23 de junho de 2021 às 15:07h
Atualizado em: quarta, 23 de junho de 2021 às 15:28h

Representantes da Administração de Frederico Westphalen e da Rio Grande Energia (RGE) reuniram-se, na sede do Poder Executivo, na manhã desta quarta-feira, 23, para tratar sobre a instalação de chuveiros inteligentes no município e as famílias beneficiadas. O prefeito em exercício, João Francisco Vendruscolo, falou sobre a importância da ação para a cidade. “Há uns dois meses, tivemos uma reunião com o pessoal da RGE, e eles nos falaram sobre esse projeto dos chuveiros inteligentes, então solicitamos que a comunidade frederiquense não ficasse de fora, pois as instalações irão gerar uma economia para as famílias”, afirma Vendruscolo. 

Publicidade

A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, tem um investimento de R$ 1,6 milhões e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago. Em Frederico Westphalen, o trabalho está começando nesta semana, sendo 665 famílias beneficiadas, com investimento de R$ 864.500,00.
 As instalações no município iniciaram na terça-feira, 22.

Os chuveiros
Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro também propicia economia média de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, através de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui resistência blindada e a plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a vida útil.
Segundo o analista de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, este investimento auxilia na redução da fatura e na conscientização dos clientes. “Esta ação tem um impacto direto na redução de consumo de energia elétrica e, consequentemente, na redução do valor da conta de cada cliente, visto que o chuveiro é um dos equipamentos de maior consumo em uma residência. Com isso, a empresa busca, também, conscientizar as famílias sobre o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios e gastos excessivos”, afirma Deters.
A escolha de quem receberá os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com as prefeituras, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU