Publicidade
Ecoágua
O Dia do Meio Ambiente é todo dia!
Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele
Por: Redação AU
Publicado em: segunda, 21 de junho de 2021 às 09:02h
Atualizado em: segunda, 21 de junho de 2021 às 09:08h

O meio ambiente tem um dia específico para ele, quando muitas ações são realizadas pelo mundo todo, com o intuito de pedir mais conscientização das pessoas. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Publicidade

Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Crianças são o futuro

Sem dúvidas, a educação ambiental começa em casa, e a melhor forma de melhorar a relação das crianças com o meio ambiente é criando situações em que elas entendam e reconheçam a importância de suas atitudes para que tenham um futuro sem grandes preocupações ambientais. Além disso, é preciso sempre conversar sobre as consequências do mau uso dos recursos:

 

- Descarte correto e a separação de lixos

A conscientização das crianças começa com pequenos gestos e exemplos dos pais. Explicar os motivos pelos quais é importante não jogar lixo na rua e separar os resíduos faz com que tenham entendimento de causa para realizar suas ações. É importante, ainda, separar plástico, vidro, papel, metal e alimentos orgânicos. Busque também incentivar nos filhos os hábitos de andarem com sacolinhas nas bolsas e nas mochilas para guardar os lixos quando não houver lixeiras por perto.

 

- Ensinar sobre reciclagem

Explicar e ensinar sobre a reciclagem também é uma ótima forma de contribuir com o meio ambiente. As reciclagens mais comuns são de resíduos sólidos, como metal e plástico. Porém, é possível estimular, de maneira divertida, a reciclagem e criação de brinquedos. Desses materiais podem surgir casinhas, robôs, carros, bonecos e outros jogos.

 

- Economizar recursos

Oriente seu filho a não deixar a luz dos cômodos acesa e sempre desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Explique à criança que, economizando energia, estará poupando o meio ambiente de novas construções de hidroelétricas, que inundam grandes áreas e alteram ecossistemas; de termoelétricas, que emitem gases nocivos ao efeito estufa; e de usinas nucleares, que representam um risco permanente devido ao lixo tóxico que gera e aos riscos de acidentes.

Economizar água também é importante, pois começamos a viver anos de escassez. No Brasil, durante o verão, várias cidades já sofrem com o racionamento de água e o rodízio de abastecimento. Como alternativa, sugira para os jovens banhos mais rápidos e o fechamento da torneira para ensaboar e escovar os dentes.

 

- Fazer passeios ao ar livre

Fazer passeios ao ar livre e vivenciar momentos nesses ambientes é importante para criar memórias afetivas e senso de responsabilidade nas crianças. Por isso, passeie e acampe com as crianças para que elas tenham contato com a vegetação, árvores, animais e ambientes abertos. Assim, terá a experiência de equilibrar as vivências de um mundo extremamente digital com um mundo natural.

 

- Incentivar o conhecimento sobre o assunto

A melhor forma de fazer com que a criança se preocupe com o meio ambiente é incentivando-a a explorar esse tema e conhecer mais sobre o assunto. Além da experiência prática, o conhecimento teórico ajudará na compreensão completa da situação.

 

- Andar a pé ou de bicicleta

Além de ser um recurso finito, a queima do petróleo gera poluição. Por isso, outra dica legal é andar a pé ou de bicicleta sempre que possível. Sua família criará hábitos mais saudáveis e contribuirá com o meio ambiente. Criar uma relação saudável entre crianças e o meio ambiente não é tão difícil se a família e a escola estiverem propensas a auxiliar. Além do mais, quando as crianças e os jovens compreendem a importância desse cuidado, entendem estar zelando pelo lugar que eles e suas gerações passarão o resto de suas vidas.

*Com dicas do Brasil Escola e Colégio Academia 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com dicas do Brasil Escola e Colégio Academia 
Vitrine do AU