Publicidade
Empreendimento
Iraí: jovens indígenas participam do projeto Horizontes
Instituto Besouro levou conhecimento e mentoria para as aldeias de Aeroporto e Goj Veso
Por: Redação
Publicado em: terça, 09 de agosto de 2022 às 17:31h
Atualizado em: terça, 09 de agosto de 2022 às 17:35h

Com o objetivo de habilitar os alunos em relação aos temas e às práticas do empreendedorismo e, assim, estimular a sua adoção por meio dos cursos, palestras e de mentoria, o projeto Horizontes, para jovens indígenas, foi realizado nos dias 2 e 3 de agosto, na Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Nan Ga, em Iraí.
Realizado pela Secretaria Nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, o projeto beneficiou 47 jovens das aldeias Aeroporto e Goj Veso. Essa é a maior iniciativa pública de fomento ao empreendedorismo entre jovens indígenas já realizada no Brasil e beneficiará, somente este ano, oito mil talentos com idades entre 18 e 29 anos de todas as regiões do país.
Nos encontros do projeto Horizontes para Jovens Indígenas, os participantes têm contato com a metodologia By Necessity e aprendem a empregá-la. Criada pela própria Besouro, a partir de pesquisas realizadas com empreendedores residentes em favelas latino-americanas, ela está estruturada em dez etapas que levam os alunos a percorrerem uma jornada capaz de conduzi-los à abertura de seus próprios empreendimentos a custo zero ou muito baixo.
Nas aulas são exercitados temas como criatividade, noções de finanças, vendas, fluxo de caixa, criação da marca própria e comunicação, culminando na construção de um plano para micro ou pequeno negócio pronto para a execução. A expectativa é proporcionar condições tanto para a abertura de novos negócios nas comunidades, como para qualificar aqueles já existentes, bem como orientar sobre formas de promover a conexão das redes econômicas locais com as regionais e nacionais. Além disso, espera-se por meio das ações de capacitação e das mentorias direcionadas à inclusão de jovens no mercado de trabalho e à geração de renda, promover as suas autonomia e emancipação.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU