Publicidade
Piseg
Empresários de FW destinam camionete pick-up para a Brigada Militar
Mobilização foi uma parceria idealizada pela AEFW e Consepro 
Por: Thaane Otero
Publicado em: quinta, 21 de julho de 2022 às 15:47h
Atualizado em: quinta, 21 de julho de 2022 às 15:54h

Há quase um ano, a Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW), em parceria com o Consepro, mobiliza empresários do município para a destinação de recursos para aquisição de veículo à segurança pública, por meio da adesão ao Programa de Incentivo ao Reaparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Em agosto de 2021, a subcomandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM), capitã Nédia Debora de Avila Giacomini, e o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, estiveram reunidos com a diretoria da AEFW para solicitar o apoio da entidade na mobilização da classe empresarial, para, por meio do Piseg, viabilizar a aquisição de uma nova viatura para o 37º BPM. Na ocasião, foi definido que a meta era adquirir uma camionete pick-up semiblindada, no valor de aproximadamente R$ 270 mil, na época.
O programa do governo gaúcho permite que a empresa possa destinar até 5% do valor do ICMS a ser recolhido no mês para a aquisição de equipamentos para os órgãos de segurança pública, como viaturas e armamentos. Quem destina o valor precisa fazer, com recursos próprios, uma doação proporcional a 10% do montante destinado de imposto para o Fundo Comunitário Pró-Segurança, que auxilia entidades carentes do Estado. 
Para auxiliar nos trabalhos, a AEFW convidou a diretoria do Consepro para trabalhar em parceria, e uma série de reuniões e visitas foram realizadas a partir de setembro. No mês de maio deste ano, foi atingida a meta de arrecadação, conseguindo o valor de aproximadamente R$ 390 mil para a aquisição do veículo proposto. Ao longo do ano, em função do cenário econômico, o valor do veículo teve uma majoração, exigindo que o período de arrecadação fosse estendido e só finalizado em 2022. Mais de 20 empresas participaram da destinação do imposto e também dezenas de empresas ajudaram com recursos próprios para o pagamento da contrapartida. “Foi uma grande mobilização em prol da segurança pública. Acreditamos que este veículo irá fortalecer o trabalho da Brigada Militar da mesma forma que várias outras parcerias, que já foram realizadas entre a classe empresarial e as forças de segurança do município, e hoje contribuem para mais qualidade de vida da população. Agradecemos a todos os empresários, que aceitaram o convite e participaram da arrecadação de recursos, especialmente neste período tão complicado da nossa economia”, destaca a presidente da AEFW, Patricia Cerutti.
De acordo com a capitã Nédia Giacomini, a previsão é que nas próximas semanas aconteça a licitação para a compra do veículo, e que, em seguida, seja realizada a etapa de transformar em viatura, com a realização da blindagem, colocação de adesivos e demais itens necessários para a plena utilização do equipamento. “Assim que o veículo for entregue ao Batalhão, uma cerimônia de agradecimento será realizada com a presença de todos os empresários que auxiliaram na campanha de arrecadação”, adianta o presidente do Consepro, Lídio Signori, também agradecendo a colaboração de todos os voluntários e empresários.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU