Publicidade
Capacitação
Extensionistas da Emater/RS-Ascar participam do 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura
Evento aconteceu em Veranópolis
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 01 de julho de 2022 às 13:27h
Atualizado em: sexta, 01 de julho de 2022 às 13:32h

Nesta quarta-feira, 28, e quinta-feira, 29, aconteceu a 23ª edição do Ciclo de Palestras sobre Citricultura, no município de Veranópolis. Um grupo de extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, da região de Frederico Westphalen, acompanhados do gerente-adjunto Cleomar de Bona, participaram dos dois dias do evento, para agregar conhecimento e informação sobre a citricultura.
De acordo com o grupo, a expectativa em participar do evento é “trazer ideias novas e temas mais atuais sobre a questão da citricultura em nível de RS, e também na perspectiva em nível nacional. Para adaptar esse conhecimento na realidade local, nos municípios em que trabalhamos, e poder trazer inovação e solução para os produtores rurais, os fruticultores que trabalham em específico na citricultura”, comentou o extensionista Mairo Piovesan.
O primeiro dia de programação do evento foi marcado por palestras com especialistas do Brasil e Uruguai, que abordaram diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, entre eles a qualidade das mudas, o controle de pragas e doenças, novas variedades e uso de fitorreguladores.
Na manhã de quinta-feira, último dia do evento, o público participou de visitas técnicas a propriedades rurais. No pomar de três hectares de citros da propriedade de Egídio Domeneghini, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Enio Todeschini, apresentou as práticas agrícolas utilizadas pelo agricultor, como o manejo das ervas concorrentes, cobertura do solo e a adubação. O extensionista Douglas Corso, abordou os métodos e sistemas de irrigação recomendados na citricultura e apresentou o sistema de irrigação utilizado na propriedade, que é o de gotejamento, além de equipamentos utilizados no manejo, junto com uma empresa convidada. Ainda nesta propriedade, o professor da Ufrgs, Renar Bender, e o produtor Luis Antônio Domemeghini, falaram sobre o armazenamento de frutos cítricos.
Em outra propriedade (pomares Frutimar), um representante da empresa esclareceu sobre poda mecânica e os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Jair Griebler e Ivonir Biesek, falaram sobre a implantação e sistematização de pomares cítricos. O Ciclo de Palestras é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ufrgs e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU