Publicidade
Meio ambiente
URI/FW atende a legislação ambiental em vigor
Para estar de acordo com as normas, Núcleo Ambiental da universidade promove diversas melhorias, o que garante a prestação de serviços, como os laboratórios
Por: Redação
Publicado em: quarta, 22 de junho de 2022 às 10:50h
Atualizado em: quarta, 22 de junho de 2022 às 10:52h

A URI é uma universidade em dia com a legislação ambiental vigente. Para prestar serviços à comunidade regional, como com os Laboratórios de Análises Agroindustriais, a instituição cumpre com seu dever socioambiental, possuindo sua Licença de Operação em vigor. Além disso, a universidade possui o diferencial em manter um Termo de Cooperação, junto ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, o qual objetiva unir esforços na atuação coletiva em prol da proteção ambiental dentro da Comarca de Frederico Westphalen.

Publicidade

De acordo com a Legislação Ambiental, na Resolução Consema N° 372 de 2018, sendo o Código de Ramo CODRAM N° 3413,11, todos os campus universitários com potencial poluidor alto devem possuir a Licença de Operação para realizar suas atividades. Para garantir a obtenção da licença exclusiva para esse tipo de serviço, a universidade, por meio de seu Núcleo Ambiental e em parceria com outros diversos setores e cursos, realizou todos os estudos e adequações necessárias, seguindo as condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental. 

A URI, portanto, está de acordo e mantém em dia todas as necessidades ambientais previstas pelo órgão ambiental para manutenção de suas licenças. Um exemplo das ações ambientais da universidade é que, sempre que é necessário realizar a supressão de algum indivíduo arbóreo, a instituição realiza todos os estudos necessários para obter o Alvará de Licenciamento Florestal, documento que libera o corte e estabelece as condicionantes para o reparo causado ao meio ambiente.

 

A importância da questão ambiental

Enquanto universidade, formadora de pessoas, caráter e valores, a URI apresenta um papel importante junto à sociedade, como no desenvolvimento de valores ambientais. A universidade se caracteriza, além do cumprimento dos deveres ambientais, por trazer para debate questões atuais sobre desenvolvimento ambiental e a proteção desse recurso para as presentes e futuras gerações.

O Núcleo Ambiental - equipe responsável pelo controle referente à Legislação Ambiental é o Núcleo Ambiental na universidade - composto pelo gestor, biólogo especialista em Ecologia, Educação Ambiental e Licenciamento Ambiental, professor Rauter Ruben da Silva, e dois estagiários graduandos do curso de Ciências Biológicas, Thalia Voeltz e Leonardo Ferraz Souza.

Segundo o gestor, toda a busca da universidade por seguir a legislação corretamente demonstra a preocupação que a URI tem em manter as suas obrigações com o meio ambiente. “O público que nos procura pode ter certeza de que a universidade tem completo compromisso com as questões socioambientais”, comenta Rauter.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações URI/FW
Vitrine do AU