Publicidade
Geral
RS já tem dois casos confirmados de varíola dos macacos
De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária do IFFar-FW, primatas não têm vínculo epidemiológico com a ocorrência da doença em outras regiões
Por: Cíntia Henker
Publicado em: segunda, 20 de junho de 2022 às 08:54h
Atualizado em: segunda, 20 de junho de 2022 às 10:39h

O Ministério da Saúde confirmou dois casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Rio Grande do Sul. Os resultados foram confirmados laboratorialmente. 
Até o momento, o Brasil possui oito casos confirmados da doença.

Publicidade

Sobre a varíola
A doença se assemelha à varíola humana – erradicada em 1980 – e ocorre principalmente na África Central e Ocidental. O monkeypox vírus, embora seja conhecido por causar a “varíola do macaco” ou “varíola símia”, é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem, conforme explica a professora do curso de Medicina Veterinária do IFFar-FW, Letícia Gressler. “Os macacos, neste momento que estamos vivendo, não possuem vínculo epidemiológico com a ocorrência da doença. A doença está sendo disseminada e transmitida de pessoa para pessoa”, explica a especialista. 
A infecção possui sintomas bem similares à varíola humana, porém com baixas taxas de transmissão e de letalidade. De acordo com o Instituto Butantan, a doença pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal), pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis. O período de incubação é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. Por isso, pessoas infectadas precisam ficar isoladas e em observação durante este período. 

Será necessário imunização em massa?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a imunização em massa contra a doença. A vacinação é recomendada para pessoas que tiveram contato com infectados e para profissionais de saúde. Além disso, como o estoque de doses do imunizante é limitado, é necessária uma distribuição justa entre os países. O Brasil não tem doses, no momento e também não há vacina contra a doença autorizada no país, nem pedido para uso desses imunizantes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A OMS está avaliando declarar emergência por causa da varíola dos macacos e convocou reunião para a próxima quinta-feira, 23. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU