Publicidade
Geral
Arboriza Frederico: programa promoverá melhorias no paisagismo urbano
Implementação das ações iniciam nos próximos meses e devem se estender até 2025
Por: Cíntia Henker
Publicado em: sexta, 10 de junho de 2022 às 14:37h
Atualizado em: sexta, 10 de junho de 2022 às 14:49h

Dando sequência nas ações da Semana do Meio Ambiente em Frederico Westphalen, na manhã desta sexta-feira, 10, foi lançado o programa Arboriza Frederico, instituído por meio da Lei Municipal 4.989/2022, com intuito de promover melhorias de forma contínua na arborização e paisagismo urbano. 
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SeMMA) e Administração de FW, foi realizado no salão de atos da URI/FW e reuniu lideranças locais e a comunidade em geral.
A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito frederiquense, José Alberto Panosso, o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Giovenardi, o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Mazutti, o secretário de Coordenação e Planejamento, Renato Dall Agnol, e representantes das entidades parceiras do projeto, como a diretora-geral da URI/FW, Silvia Canan, a vice-diretora da UFSM-FW, Eliane Santos, e o diretor do IFFar/FW, Bruno Boniati.
Em seu pronunciamento, Panosso agradeceu o empenho de todos os envolvidos na elaboração do projeto. Em seguida, o secretário do Meio Ambiente relembrou os processos de implantação do Arboriza Frederico. “Este lançamento faz parte de uma semana importante, voltada às causas ambientais e as novas gerações. É um projeto de arborização urbana e a realização de um sonho”, destacou Giovenardi. 

Publicidade

Sobre a iniciativa
Após as falas e agradecimentos, os presentes puderam acompanhar a apresentação do Arboriza Frederico feita pelos técnicos da SeMMA. 
O programa é permanente e busca o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gestão das áreas e espaços públicos. Durante os processos pelos quais a ação passará, serão realizadas doações de mudas arbóreas à comunidade para plantio em áreas públicas e urbanas. Estas serão produzidas no viveiro florestal da UFSM-FW, por meio de um convênio firmado com a instituição. 
Além disso, foi criado o Comitê Municipal de Arborização e Paisagismo (Comap), do qual fazem parte representantes da SeMMa, UFSM/FW, URI/FW e representantes da comunidade. 
Para que as ações sejam realizadas da melhor forma possível, um cronograma para as atividades foi desenvolvido. Inicialmente durante este ano e 2023, será feita a arborização em passeios públicos e paisagismo em trevos de acesso e praças, totalizando 16 locais. 
Entre 2023 e 2024, passeios públicos serão arborizados, além do paisagismo da área central e a doação de mudas à comunidade. Ao longo do ano de 2025, será dada continuidade a todas estas atividades. 
Foram escolhidas espécies de árvores pequenas como jasmin manga, que não causam impacto na rede elétrica e oportunizam um clima mais agradável nos principais trajetos da cidade. Além disso, junto das mudas, serão construídos canteiros contínuos, que auxiliarão na diminuição de concentração de água durante períodos de precipitação, evitando possíveis alagamentos. 


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU