Publicidade
Política
Decreto de calamidade sobre o abastecimento de diesel divide opiniões no governo
Com a aprovação, presidente pode adotar medidas de subsídio de combustíveis ou, ainda, aumentar o valor do Auxílio Brasil
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 03 de junho de 2022 às 11:13h
Atualizado em: sexta, 03 de junho de 2022 às 11:17h

Devido à falta de abastecimento de diesel no país, a parte econômica do governo no congresso acredita ser necessária a realização de um decreto de calamidade pública. Com a aprovação desse decreto, o governo pode adotar medidas de subsídio de combustíveis ou, ainda, aumentar o valor do Auxílio Brasil. 
De outro lado, alguns ministros palacianos acreditam não ser necessário no momento e que outras medidas podem ser realizadas para amenizar o impacto da falta de abastecimento do combustível. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, também acredita ser difícil a caracterização de uma situação de calamidade no momento. 
Outro ponto delicado do decreto de calamidade é o impedimento do reajuste do salário de servidores públicos, o que pode gerar problemas ao governo desde que Bolsonaro ainda não decidiu se cumprirá a promessa de ajustar 5% do salário do funcionalismo. Esse fato pode também impactar na corrida presidencial desse ano.
Mais informações sobre o assunto podem ser conferidas na edição impressa do jornal AU deste sábado, 4. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU