Publicidade
Geral
Amzop promove reunião com secretários da Agricultura e Meio Ambiente
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 02 de junho de 2022 às 09:21h
Atualizado em: sexta, 03 de junho de 2022 às 11:35h

A Associação dos Municípios da Zona da Produção promoveu na tarde de quarta-feira, 1º, uma reunião com secretários municipais da Agricultura e do Meio Ambiente, no auditório da entidade, em Seberi. Formaram a mesa de apresentação o presidente da Amzop e prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, o prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, o presidente da Câmara de Vereadores de Seberi, Luiz Carlos Fortes, o secretário da Agricultura de Seberi, Nelson Francisco, e representando o Governo do Estado, a coordenadora regional da Agricultura, Claudia Ribeiro Milani. 
Entre os diversos assuntos tratados, estão os investimentos do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, no qual os municípios da Amzop foram contemplados com a construção de microaçudes, poços artesianos e cisternas. 
De acordo com a coordenadora regional, as cidades que encaminharam os documentos na data estipulada já contarão com o início das obras de microaçudes ainda neste primeiro semestre, como é o caso de Cristal do Sul. Já as cisternas e poços artesianos só serão instalados nos próximos meses. 
Além disso, os representantes da JR Ambiental debateram sobre políticas de incentivo e ações no setor de agropecuária dos municípios como o aumento do porte das atividades da suinocultura, silos e fabricação de massas alimentícias e a renovação do Termo de Cooperação da Mata Atlântica. 
O grupo presente elegeu uma comissão para analisar o caso de cada cidade e encaminhar à Famurs, que será responsável por enviar ao governo do Estado. 
De acordo com o presidente Panosso, o objetivo da iniciativa é integrar as decisões coletivas voltadas ao fomento da agropecuária e meio ambiente, possibilitando o crescimento integrando de esforços e fortalecendo a economia da região. "Tomamos a liberdade de fazer essa reunião com todos os secretários municipais para debater assuntos pertinentes a cada município, promovendo uma troca de ideias, de experiências entre eles, com o objetivo de alavancar o setor agropecuário aliado ao meio ambiente", destaca.
 

Publicidade
Fonte: Amzop
Vitrine do AU