Publicidade
Novidades
FGTAS lança Portal do Artesanato Gaúcho
O objetivo é a promoção e o incentivo a criação de uma identidade para o artesanato gaúcho com foco na relevância cultural, criativa e econômica
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quarta, 01 de junho de 2022 às 17:40h
Atualizado em: quarta, 01 de junho de 2022 às 17:43h

Os artesãos do Estado do Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira, 1º, contam com mais uma facilidade na centralização de informações e serviços relacionados à área, como a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, emissão da carteira do artesão, entre outros. O lançamento do Portal do Artesanato Gaúcho foi feito pelo diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade e o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier.
Para Grade, o lançamento do portal é algo histórico, que marca o compromisso com a qualificação dos serviços prestados aos artesãos. “Convido todos a acessarem o site para fortalecer ainda mais o artesanato gaúcho, que é referência no segmento”, frisou.
O objetivo do portal (https://artesanatogaucho.rs.gov.br/inicial) é a promoção e o incentivo a criação de uma identidade para o artesanato gaúcho com foco na relevância cultural, criativa e econômica. O site expõe produtos e técnicas artesanais utilizadas pelos artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), bem como divulga feiras, espaços de comercialização, cursos, oficinas e notícias sobre o segmento. 
Os artesãos também podem solicitar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica por meio do preenchimento e envio de um formulário. O serviço está disponível somente para profissionais cadastrados no PGA, que possuem Carteira de Artesão dentro do prazo de validade. O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) é fornecido em até três dias úteis. Em caso de urgência, o artesão deve comparecer à Agência FGTAS/Sine para solicitar o encaminhamento da nota fiscal física.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU