Publicidade
Desenvolvimento
AEFW promove reunião técnica sobre distrito industrial
Diretoria da entidade solicitou investimento da Administração e busca orientação para acompanhar processo de escolha e implementação do investimento público
Por: Redação
Publicado em: terça, 10 de maio de 2022 às 17:05h
Atualizado em: terça, 10 de maio de 2022 às 17:08h

A Associação Empresarial ACI/CDL de FW, através de levantamento realizado em 2021 entre associados que participam do Núcleo de Indústria, diagnosticou um grande número de empresas que enfrentam sérios problemas de espaço físico para ampliar suas atividades, atendendo o aumento de produção exigido pelo mercado. Buscando uma solução para esta importante demanda, que impacta no desenvolvimento econômico da cidade, a AEFW entregou um oficio em 2021 ao prefeito José Alberto Panosso formalizando o pedido que seja dada urgência na aquisição de uma área de terras para a implementação de um Distrito Industrial.
    O contador e consultor empresarial, Alessandro Dal Piva, representa a diretoria da AEFW no grupo de aconselhamento e todas as informações são compartilhadas com os demais membros da associação, formada por profissionais das mais diversas áreas. Atendendo à solicitação da entidade, a Administração Municipal deu início - ainda no mesmo ano - na busca pelo local e, em 2022, formou uma comissão composta por representantes de diversos setores da comunidade que irá ajudar a definir qual espaço é o mais adequado.

Publicidade

Embasamento técnico
    Ciente da responsabilidade e, também, do seu compromisso junto aos associados, a diretoria da AEFW indicou um representante para participar da comissão municipal e deu início a uma série de encontros técnicos para qualificar a opinião da entidade na participação junto ao conselho. Estes encontros são realizados com profissionais do BADESUL Desenvolvimento - Agência de fomento/RS e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, com amplo conhecimento técnico sobre a estruturação e a parte legal de distritos industriais. 
    Na última terça-feira, 10, mais uma rodada de conversa técnica foi realizada envolvendo membros da diretoria da AEFW e a nova diretora do Núcleo de Desenvolvimento da Indústria da AEFW, Elisangela Binotto. Pelo Badesul, participaram os técnicos Diego Paiva, Analista de Projeto Técnico Desenvolvimentista, e Diego Altieri, Engenheiro Civil e Ambiental. O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, também foi convidado para participar da reunião on-line.
    Além das orientações de aspectos importantes para a escolha da estrutura física do local a ser contemplado para a instalação das empresas, os técnicos sugeriram como uma das possibilidades a implementação em etapas, por módulos, para agilizar a disponibilidade do local para as empresas. Eles também destacaram que o Badesul pode financiar o projeto e construção dos galpões, sugerindo inclusive disponibilizar uma equipe para vir à FW tirar dúvidas e orientar os empresários interessados. 
    De acordo com o secretário Molossi, a intenção da Administração Municipal é fazer a aquisição da área de terra ainda em 2022 e, nas próximas semanas, será lançado um edital convidando os proprietários de terras com características que serão definidas no documento a apresentarem suas propostas, que serão avaliadas tecnicamente com o acompanhamento do conselho já formado.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Ascom AEFW
Vitrine do AU