Publicidade
Coronavírus
Saiba qual o novo critério utilizado para considerar completo o esquema vacinal em adultos
Alteração no painel de vacinação do RS começou a valer nesta semana
Por: Redação
Publicado em: quarta, 13 de abril de 2022 às 13:16h
Atualizado em: quarta, 13 de abril de 2022 às 13:35h

O painel da vacinação contra o coronavírus no Estado  apresenta a partir desta semana uma nova forma de informar os dados relativos a pessoas consideradas com esquema vacinal completo. Até então, eram apresentadas as pessoas com duas doses ou dose única recebidas. A partir de agora, para adultos, isso passa a valer para quem recebeu a dose de reforço. Hoje, no Estado, 50% da população adulta é considerada com esquema completo, ou seja, com a dose de reforço recebida.

Publicidade

A intenção, segundo a Secretaria da Saúde, é ter uma maior clareza de que, para a população adulta, somente a dose de reforço representa que a pessoa completou o esquema preconizado. 

A pasta justifica a mudança citando as últimas análises feitas que apontam a expressiva redução das chances de óbito para quem tem a dose de reforço. Conforme o cálculo, um idoso com dose de reforço tem 17 vezes menos risco de óbito por coronavírus quando comparado ao indivíduo sem nenhuma dose. Na população de 40 a 59 anos, há 14 vezes menos chances de morte com a dose de reforço em relação aos não vacinados.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Secretaria da Saúde do RS.
Vitrine do AU