Publicidade
Produção de grãos
Soja apresenta 1% da área total cultivada colhida no Estado
Cultura apressa o ciclo com a estiagem e as perdas se intensificaram em regiões onde não ocorreram precipitações
Por: Redação
Publicado em: sexta, 25 de fevereiro de 2022 às 13:28h
Atualizado em: sexta, 25 de fevereiro de 2022 às 13:31h

A cultura da soja avança no ciclo de desenvolvimento e 1% das áreas já foram colhidas e 10% está em maturação, 55% em enchimento de grãos, 28% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira, 24, pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), a cultura apressa o ciclo com a estiagem e as perdas se intensificaram em regiões onde não ocorreram precipitações. Lavouras em estágios reprodutivos são as mais críticas no momento, representando 83% do total implantado.

Publicidade

Assim como avança o ciclo e a colheita do milho, intensificam-se as perdas. Do total implantado na safra, 57% estão colhidos, 20% em maturação, 12% em enchimento de grãos, 6% em floração e 5% em germinação e desenvolvimento vegetativo. A redução na produtividade reflete em menor estoque do produto no Estado, trazendo problemas de abastecimento para produtores de proteína e de gado de leite.

A colheita da safra de arroz chegou a 8% das áreas implantadas no Estado, outros 25% estão em maturação, 41% enchimento de grãos, 23% em floração e 3% em germinação e desenvolvimento vegetativo. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU