Publicidade
Educação
Ano letivo inicia com aulas 100% presenciais
O retorno da rede estadual aconteceu na segunda-feira, 21, cumprindo todas as normas sanitárias contra a Covid-19
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quinta, 24 de fevereiro de 2022 às 08:19h
Atualizado em: quinta, 24 de fevereiro de 2022 às 08:24h

A última semana foi marcada pelo retorno dos alunos às salas de aula em toda a rede municipal de ensino. Na última segunda-feira, 21, foi a vez dos alunos da rede estadual retornar às atividades, dando início ao ano letivo de 2022. De acordo com a portaria 300/2021, do Governo do Rio Grande do Sul, o retorno aconteceu de forma 100% presencial em todas as escolas, cumprindo as normas sanitárias de segurança contra a Covid-19.

Publicidade

A Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju, de Frederico Westphalen, registrou um retorno tranquilo dos estudantes, que estavam animados para rever os colegas e voltar ao espaço escolar, conforme aponta a diretora Rosangela Szatkoski. “Os alunos estavam ansiosos pela retomada e foi um momento de muita emoção neste primeiro dia de aula”, destaca a diretora.

Assim como na Sepé Tiaraju, a diretora da Escola Estadual Técnica José Cañellas, Clarice Ceolin Algeri, ressalta que o início do ano letivo foi positivo e sem dificuldades. “A volta às aulas foi surpreendentemente positiva, os alunos estavam ansiosos pelo retorno, pelo contato com os colegas, pela aula 100% presencial”, conta Clarice, lembrando que o educandário preparou atividades especiais para celebrar o retorno dos estudantes às salas de aula. “Nossa escola recebeu os alunos com show ao vivo e uma fala de acolhimento, a cargo da direção da escola. Os professores continuaram com as atividades dentro das salas de aula, com músicas, falas de motivação, para que eles voltem com vontade de estudar, com disposição, pensando e analisando que os cuidados devem ser mantidos, mas que a vida precisa ter continuidade”, detalha Clarice.

Em relação à Covid-19, todas as medidas de segurança para a prevenção dos alunos continuaram neste ano, como a obrigatoriedade do uso de máscaras nas instituições de ensino, álcool gel, ambientes ventilados, além do distanciamento social, sempre que possível. “A escola estava organizada para receber os alunos, seguindo todas as normas de prevenção da Covid-19. Solicitamos comprovante de vacinação somente das outras vacinas obrigatórias”, explica Rosangela.

Para a rede municipal de educação, o ano letivo será divido em três trimestres, já a rede estadual divide suas atividades em quatro bimestres, de ambas as formas, a permitem a organização eletiva da aprendizagem desses jovens.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU