Publicidade
Safra 2022
Chuvas beneficiam lavouras de soja
Precipitações do último fim de semana aconteceram entre as fases de mais importância para definição da produtividade
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 11 de fevereiro de 2022 às 15:55h
Atualizado em: sexta, 11 de fevereiro de 2022 às 15:59h

A cultura da soja apresenta 42% da área cultivada em floração e 35% em enchimento de grãos no Rio Grande do Sul. Na maior parte do Estado, as chuvas do último fim de semana, 4 a 6 de fevereiro, aconteceram entre as fases de mais importância para definição da produtividade, no entanto, ainda persiste a expectativa de diminuição de 45% na projeção inicial.

Publicidade

As lavouras em maturação totalizam 3%, enquanto 20% ainda estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, e uma pequena parcela ainda sem expressão estatística foi colhida.

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado no dia 10 de fevereiro pela gerência de planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), o porte predominante das lavouras varia de baixo a médio, com fechamento parcial apenas das entrelinhas.

Nas cultivares com hábito de crescimento indeterminado percebeu-se o aumento no porte, mesmo depois do início do período de floração. Após as precipitações em lavouras de melhor potencial, foram realizadas adubações foliares com cálcio, boro e substâncias orgânicas, visando minimizar os efeitos da falta de umidade, temperaturas elevadas e, ainda, estimular o crescimento e mais fixação de flores.

As lavouras situadas em áreas de solos arenosos, profundidade reduzida ou com topografia mais acidentada sofreram mais estresse e apresentam amarelamento e queda de folhas, denotando prejuízos mais expressivos, sobretudo nas cultivares de ciclo precoce que estão em plena fase de enchimento dos grãos e maturação. 

 

Milho

A repetição de chuvas em duas semanas subsequentes em grande parte do Estado, manteve o teor de umidade nos solos e permitiu a intensificação da semeadura de milho em sucessão às lavouras de fumo ou em safrinha. A colheita avançou para 48% da área cultivada e a expectativa de redução de produtividade é de 53%, em relação à inicialmente estimada. Outros 21% da área estão em fase de maturação, 15% em enchimento de grãos, 9% em floração e 7% ainda em enchimento de grãos e desenvolvimento vegetativo.

 

Milho silagem

A área de cultivo do milho silagem no Estado foi 65% colhida e a redução de produtividade é de 56%, em relação a estimativa inicial. Além da diminuição na quantidade produzida há redução na qualidade do material ensilado, obtido de plantas mais secas, fibrosas e com proporção de grãos abaixo da ideal.

 

Arroz

As condições de tempo aceleraram o ciclo da cultura do arroz em comparação com a safra anterior. Durante a semana iniciou a colheita na região mais ao Oeste do Estado. O índice colhido aproxima-se de 1% e cerca de 10% dos cultivos estão maduros, 27% em enchimento de grãos, 43% em floração e 19% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Feijão (primeira safra)

A colheita do feijão primeira safra alcançou 55% da área cultivada no Estado e 8% está em maturação. As fases da floração e enchimento de grãos somam 13% e as lavouras restantes estão em desenvolvimento vegetativo.

 

Olerícolas

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, ventos fortes provocaram problemas no fornecimento de energia elétrica por até três dias em Santana do Livramento, impedindo o acionamento dos sistemas de irrigação dos olericultores. Praticamente toda a produção de folhosas do município foi perdida pela falta de água, que ocorre justamente em dias com temperaturas muito altas.

Apenas produtores com disponibilidade suficiente de recursos hídricos realizaram o replantio, sendo que os demais estão aguardando o retorno de chuvas com maiores volumes para reposição dos níveis dos reservatórios a fim da retomada do cultivo. Em Quaraí, além do maior consumo de água para manutenção do desenvolvimento das folhosas, o calor está favorecendo o surgimento de alguns insetos-praga como, tripes na alface.

 

Frutícolas

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, frutíferas perenes como videira e citros apresentam morte de plantas jovens e adultas devido à estiagem. Produtores de citros realizam monitoramento e controle de ácaros e mosca-das-frutas.

Ainda continuam as quedas de frutos em consequência da falta de chuvas e o melão e melancia com diminuição da produção e aumento na incidência de míldio.

 

Previsão do tempo

Para a próxima semana, não há previsão de chuva expressiva para a maior parte do Estado. Neste sábado, 12, e domingo, 13, o deslocamento de um sistema frontal no oceano provocará chuva em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na metade Leste e na zona Sul. Entre a segunda-feira, 14, e a terça-feira, 15, o tempo permanecerá firme, com temperaturas elevadas e valores acima de 36°C, em diversas regiões. Na quarta-feira, 16, a aproximação de uma área de baixa pressão a partir do Norte da Argentina e do Paraguai vai aumentar a nebulosidade e poderá ocorrer pancadas isoladas de chuva em várias regiões.

Os volumes esperados deverão ser inferiores a 10mm na maior parte do Estado.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Emater/RS-Ascar
Vitrine do AU