Publicidade
Assembleia Legislativa
Lei de incentivo ao cicloturismo no RS é aprovada
Projeto busca incentivar prática no Estado como oportunidade para o desenvolvimento local e regional
Por: Redação
Publicado em: terça, 08 de fevereiro de 2022 às 16:36h
Atualizado em: terça, 08 de fevereiro de 2022 às 16:52h

Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade o projeto de lei 34/2021, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB) que busca incentivar o Cicloturismo no Estado como uma oportunidade para o desenvolvimento local e regional.
– Promover o cicloturismo nos traz uma série de benefícios: agrega valor à cadeia do turismo sustentável, promove a mobilidade e a valorização do meio ambiente, além de promover o desenvolvimento regional, fomentando a economia. Com esta lei, criaremos um dispositivo de fomento desta modalidade, assim como fortaleceremos a formação de consórcios ou instâncias com a participação ativa de associações, agregando sociedade civil, poder público e iniciativa privada – reforçou a deputada Zilá.

Publicidade


No Brasil, apesar da escassez de dados, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) apontou um crescimento de 118% nas vendas de bikes em 2020 em comparação com 2019. Outra pesquisa traz dados sobre o perfil do cicloturista brasileiro realizada pelo Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo da UFRJ. Conforme o estudo, em 2018 cerca de 40% dos praticantes viajavam entre 4 e 7 dias em média durante seus roteiros, sendo que 44,8% gastam entre R$ 100 e R$ 249 reais diariamente.


– O cicloturismo não é moda, é tendência e também uma oportunidade concreta para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul, e promoção da saúde – disse Zilá que também é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS.
 

Fonte: Jornal O Alto Uuruguai, com informações de Ascom Dep. Zilá.
Vitrine do AU