Publicidade
Gastos
População brasileira inicia 2022 com recorde de endividamento
Em 2021, a média total de famílias endividadas chegou a 70,9%, maior dos últimos 11 anos
Por: Redação
Publicado em: sexta, 04 de fevereiro de 2022 às 14:41h
Atualizado em: sexta, 04 de fevereiro de 2022 às 14:54h

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que o povo brasileiro finalizou o ano de 2021 com o maior índice de endividamento dos últimos 11 anos. Os dados estão presentes na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e mostram que, no ano passado, a média recorde do total de famílias endividadas chegou a 70,9%, tendo o mês de dezembro alcançado o patamar máximo de 76,3% do valor de famílias endividadas no período. 
Conforme publicou a CNC, a busca pelo crédito foi a alternativa adotada pelos familiares para sustentar o consumo. O presidente da confederação, José Roberto Tadros, pontua que, entre as famílias com rendimentos acima de 10 salários mínimos, a demanda represada, com destaque para o consumo de serviços, foi o que puxou o aumento do endividamento em função do uso do cartão de crédito. Contudo, em via oposta, o número de inadimplência apresentou queda, em comparação com 2020.

Publicidade

Alguns fatores de endividamento

O economista de Frederico Westphalen, Adriano Reis, destaca que o momento vivido no país contribui no contexto do endividamento da população. “O Brasil atravessa muitas dificuldades que, consequentemente, atingem as famílias brasileiras. O alto desemprego, que chega a cerca de 12 milhões de brasileiros diminui a capacidade de consumo das pessoas, bem como de honrar compromissos assumidos”, pontua Reis. 
Diante dessas questões, o economista destaca que, mais do que nunca, a população precisa de orientações por meio de uma correta educação financeira que, segundo ele, “trata-se de noções básicas sobre receitas auferidas, seja por trabalho assalariado, autônomo, ou qualquer outro serviço prestado, bem como as despesas (moradia, alimentação) e ainda sobre investimentos”. 

Como evitar o endividamento

Adriano destaca que a chave para evitar complicações financeiras é buscar informações. O especialista destaca que existem leis que tratam acerca da temática justamente prevendo situações de endividamento. “Em termos de legislação federal, a Lei 14.181/2021 trata da proteção ao superendividamento dos consumidores, promovendo limites, sejam eles para os consumidores bem como aos ofertantes de crédito. Antes disso, a legislação estadual nº 15.411/2019 dispõe sobre a Conscientização e o Combate ao Superendividamento, impondo ao Poder Público sua participação e esclarecimentos para a população”, comenta Reis.    
Ainda, é possível encontrar, na internet mesmo, diversas informações fidedignas que educam para um melhor gerenciamento das finanças. O economista destaca a importância da educação financeira especialmente por meio dos professores, tanto da rede pública quanto da privada. “Nesse contexto, desde conceitos de como organizar as finanças, quais atitudes se devem ter na hora de planejar, o adequado controle de gastos, sem, contudo, abrir mão dos sonhos a realizar, tudo isso é possível ser ensinado por meio de profissionais da educação financeira”, conclui o economista de FW.

Confira algumas dicas para evitar o endividamento
1 – Conheça as suas dívidas
2 – Cobre os seus devedores
3 – Diminua o estoque
4 – Controle as despesas
5 – Conte com ajuda profissional
6 – Não atrase o pagamento de salários e impostos
7 – Evite assumir taxas de juros muito altas
8 – Foque na geração de caixa e rentabilidade – *Fonte: T4 Consultoria Financeira
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU