Publicidade
Novos valores
Caixa Econômica aumenta juros do financiamento imobiliário
Mudança na taxa de juros tornará os valores ofertados mais próximos dos seus concorrentes do setor privado
Por: Redação
Publicado em: sexta, 04 de fevereiro de 2022 às 13:04h
Atualizado em: sexta, 04 de fevereiro de 2022 às 13:06h

A Caixa Econômica Federal avisou os agentes imobiliários que sua taxa de juros do crédito com recursos da poupança (SBPE) para financiar a compra de imóveis será elevada. A menor taxa, restrita aos clientes que têm relacionamento financeiro com o banco, vai passar dos atuais 8,3% ao ano para 8,7% anuais, sempre acrescida da TF, a partir do primeiro dia de fevereiro de 2022. A taxa de balcão (8,9%) não sofrerá alteração. 

Publicidade

Essa mudança na taxa de juros tornará os valores ofertados pela Caixa Econômica Federal mais próximos dos seus concorrentes do setor privado contextualiza Rafael Scodelario, especialista em aquisição de imóveis e CEO da CEO da Escodelar Inteligência Imobiliária.

Ainda, segundo Scodelario, o Itaú Unibanco aplica a taxa de 9,1% ao ano, enquanto o Santander Brasil cobra a taxa de 9,99% ao ano, todas incluem TR.

A Caixa Econômica lidera a posição de maior financiador de empreendimentos imobiliários do Brasil devido suas condições de crédito atrativas: “com a mudança, o comprador deve adotar ainda mais cuidado ao analisar qual será o banco financiador, já que dependendo da relação financeira que ele tem com outros bancos, pode ser que as condições finais sejam mais atrativas pelo financiamento privado”, alerta o especialista Rafael Scodelario

O Banco estatal foi criticado pela decisão. Em entrevista para o canal CNN Brasil, no dia 13 de janeiro, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, havia afirmado que não havia previsão de elevar as taxas de financiamento habitacional.Nós não temos expectativa de aumento da taxa de juros”, alegou o presidente do banco estatal Pedro Guimarães.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU