Publicidade
Tributos
Parcelamento em seis vezes é uma das novidades do IPVA 2022
Proprietários também podem obter descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão
Por: Joana Kraemer
Publicado em: terça, 25 de janeiro de 2022 às 15:32h
Atualizado em: terça, 25 de janeiro de 2022 às 15:35h

Uma das possibilidades de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 é o parcelamento em seis vezes. Essa é uma das principais novidades de 2022, pois até 2021 o tributo podia ser pago em três vezes. Mas, além da ampliação do parcelamento, o contribuinte também tem desconto nas três primeiras parcelas.

Publicidade

Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até a próxima segunda-feira, 31, garantindo os 10% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 25, com redução de 6%, e março, até o dia 31 com desconto de 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF).

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários que optarem pelo parcelamento também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiverem direito. A soma total dos descontos máximos pode chegar a uma redução de até 28% no valor do IPVA.

Para parcelar, é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, não há como optar pelo parcelamento em fevereiro, é imprescindível o pagamento da primeira parcela ainda dentro do mês de janeiro.

O pagamento parcelado pode ser realizado em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) do Banrisul ou Sicredi. No caso do Bradesco e do Banco do Brasil os pagamentos podem ser realizados de ambas as formas, porém, somente para clientes. Também é possível que os correntistas desses bancos paguem usando os aplicativos.

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%.

Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2020 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Jornal do Comércio
Vitrine do AU