Publicidade
Política
Gestão de Gabriel Souza na presidência da ALRS prioriza retomada do Estado no pós-pandemia
Deputado deixa comando do Legislativo no próximo dia 31
Por: Redação
Publicado em: segunda, 24 de janeiro de 2022 às 17:05h

No próximo dia 31 de janeiro o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) encerra a sua gestão à frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Mais votado do partido em 2018, Gabriel assumiu em 2021 o desafio de comandar o Legislativo gaúcho no ano em que o estado enfrentou uma segunda onda de COVID-19 – ainda mais forte do que a primeira e sem vacinação –  o que agravou as consequências sociais e econômicas da pandemia na vida dos gaúchos. 

Publicidade

A realidade exigiu uma atuação efetiva para enfrentar a crise sanitária ao mesmo tempo em que a gestão precisou construir um caminho de retomada. Para isso, a ALRS promoveu o projeto O RS Pós-Pandemia, que debateu com especialistas, ouviu a sociedade por meio de pesquisas de opinião e apontou ações emergenciais para o Legislativo e para o Executivo em áreas como saúde, economia, educação e trabalho.

Aos 37 anos, em seu segundo mandato como deputado estadual e após ter sido líder do governo de José Ivo Sartori durante três anos e articular no Parlamento uma agenda de reformas estruturais do tamanho do Estado, em 2021 Gabriel Souza conduziu a Assembleia Legislativa em iniciativas com resultados concretos:  R$ 5 milhões para 55 pronto-atendimentos e R$ 90 milhões para mais de 250 hospitais do RS. 

O protagonismo do Legislativo, liderado por Gabriel, também resultou na aprovação de leis importantes, como o auxílio emergencial de apoio à atividade econômica e de proteção social, a inclusão da educação como critério de distribuição do ICMS aos municípios e o teto de gastos do Estado. A construção de uma nova proposta sobre a regionalização do saneamento – que garantisse mais autonomia aos gestores municipais – teve a mediação do presidente desde o início e que, por meio de diálogo e convergência, garantiu a aprovação da nova norma.

Ações de modernização e atualização das práticas da Assembleia Legislativa também foram realizadas em 2021, com aprovação da primeira reforma do regimento interno da Casa em 30 anos, novo site e novas formas de ouvir a população. “Sempre defendi que o Parlamento precisa estar conectado com a sociedade que representa, no tempo dela, para que ele seja capaz não só de representar, mas de atender as necessidades atuais dos gaúchos”, ressalta Gabriel.

O deputado tem afirmado que, durante a sua gestão na presidência, a ALRS mais ouviu do que falou. Através de pesquisas qualitativas, se apropriou da opinião de milhares de gaúchos que apontaram caminhos a serem seguidos para a saída da crise que a pandemia os colocou. Gabriel garante que esta é a sua forma de fazer política, um jeito moderno, de interação, participação e coletividade. E é assim que pretende continuar pautando a sua vida pública, renovando os meios, mas sempre com os olhos postados no objetivo maior: melhorar a vida dos gaúchos.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações de ALRS.
Vitrine do AU