Publicidade
Clima
Governo gaúcho anistia dívidas do Troca-Troca devido à estiagem
Mais de 50 mil agricultores acessaram o programa na atual safra
Por: Joana Kraemer
Publicado em: terça, 11 de janeiro de 2022 às 08:43h
Atualizado em: quarta, 12 de janeiro de 2022 às 16:36h

O governador do Estado, Eduardo Leite anunciou na segunda-feira, 10, a anistia do Programa Troca-Troca de Semente de Milho para agricultores de municípios com decreto de emergência. A isenção cobre o valor equivalente aos 72% da parcela de responsabilidade dos produtores no pagamento da semente, os outros 28% são subsidiados pelo governo estadual. Mais de 50 mil agricultores acessaram o programa na atual safra, que teria o vencimento em 30 de abril.

Publicidade

A anistia é uma das 12 reivindicações para amenizar as consequências da estiagem no meio rural, que constam em documento entregue pela Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha ao governador em reunião nesta segunda-feira, na Casa Civil do governo do Estado. A pauta de pleitos foi construída após reunião da Frente Agropecuária com Fetag-RS, Emater, Fecoagro, Famurs, Fetraf, MST, MPA e bancos na quinta-feira, 6.

Com a forte estiagem, segundo o deputado Elton Weber (PSB), presidente da Frente, o agricultor não conseguiria pagar a sua parte. “Saímos da reunião com o senhor governador com um ponto da pauta já atendido. Precisamos agora trabalhar o restante porque a situação é realmente séria”, destaca.

Segundo Weber, após a medida envolvendo o Troca-Troca, a prioridade agora é a liberação urgente dos recursos do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural em convênios diretos com as prefeituras para abertura de poços, açudes e aquisição de reservatórios. Participaram da audiência deputados integrantes da Frente, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; o coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira; o economista da Fecoagro, Tarcísio Minetto; e representantes da Farsul, Fetraf, MPA, MST, Unicafes e Coceargs.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Jornal do Comércio
Vitrine do AU